25/09/2023
A Gênese da Subjetividade no Laboratório Cinematográfico de Gilles Deleuze
Universidade Federal do Cariri (UFCA) - Juazeiro do Norte-CE
Fernando Monegalha (Lattes): http://lattes.cnpq.br/6598854428295430
Artigo Completo - A Gênese do Sujeito no Laboratório Cinematográfico de Gilles Deleuze. Ideação (UEFS), v. 27, p. 263-302, 2013. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/issue/view/55/21
RESUMO: Empreendemos uma reconstrução dos principais momentos do itinerário de Deleuze ao longo dos dois tomos de Cinema (DELEUZE, 1983 e 1985), intentando mostrar a lógica subjacente aos principais tipos de imagem ali presentes. A nossa tese geral é a de que encontramos entre os diversos tipos de imagem uma ordem bastante precisa, a qual correspondebasicamente àquela ordem que encontraríamos caso lêssemos Matéria e memória (BERGSON, 1999) de um ponto de vista genético, buscando ali elementos para uma teoria da individuação que teria como ponto de partida o universo material ou campo de imagens, num segundo momento a irrupção da vida neste universo (representada em Cinema pela tríplice diferenciação da imagem-movimento em imagem-percepção, imagem-ação e imagem-afecção), e num terceiro momento a aparição do espírito propriamente dito, representado em Cinema pelas diversasmodalidades da imagem-tempo. Se nossa chave de leitura estiver correta, teremos como consequência a tese de que, para Deleuze, há uma analogia estrita entre a temporalização progressiva da imagem cinematográfica e a individuação progressiva da própria subjetividade.
PALAVRAS-CHAVE: Bergson; Deleuze; Cinema; Subjetividade; Temporalidade.
GT Subjetividade no Pensamento Contemporâneo: http://gtsubjetividade.blogspot.com/
Subjetividade no Pensamento do Século XX: Uma Introdução (Organizado por Giovana C. Temple (Editora Appris, 2017): https://www.amazon.com.br/Subjetividade-Pensamento-S%C3%A9culo-XX-Introdu%C3%A7%C3%A3o-ebook/dp/B07HXFYXV7