24/04/2004

Críticas filosóficas ao casamento

Auditório 118 da FFLCH/USP (Edifício de Filosofia e Ciências Sociais) com transmissão online para inscrites

Na virada do século XIX para o XX, a filósofa Lou Andreas-Salomé já se indignava com a instituição do casamento, apontando que ele servia sobretudo para manter as mulheres sob controle e como cidadãs de segunda categoria. Casada no papel para ter direitos plenos, ela preferia uma vida livre e tinha acordos com seu marido que permitiam a ambos terem outros relacionamentos. Não muito Antes, Tchernichevsky escrevia "O que fazer?" romance homenageado por Lenin em sua obra homônima posteriormente. Na trama, uma jovem russa como Lou também rompia e desafiava uma série de padrões normativos sexuais e afetivos, construindo uma espécie de comuna em que instituições como a Família e o Casamento eram questionadas. 

Bem mais de um século depois, o debate segue acalorado. Depois das transformações culturais das décadas de 1960 e 1970, e de muito vai-e-vem entre momentos de maior e menos conservadorismo em relação ao assunto, é possível dizer que no Brasil de 2024 há um lugar marcado no debate público sobre novas (ou nem tão novas?) formas de se relacionar. As ciências sociais, a filosofia e outras disciplinas das humanidades não deixaram de se intrigar com essa questão. Assim, em nosso II Seminário Aberto, nós do Ímpar - Laboratório de Gênero, Sexualidade e Estudos Críticos da Família convidamos vocês e pensarem conosco de forma interdisciplinar sobre o casamento.

Nosso convidado, Eduardo Vicentini de Medeiros, é Professor Doutor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) onde atua como chefe do Departamento de Filosofia. É o atual secretário geral da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) e coordena desde 2021 o projeto de pesquisa “Críticas filosóficas do casamento”, financiado pelo CNPq.

A mediação fica a cargo da Profª Drª Marília Moschkovich, coordenadora do Ímpar e docente do departamento de Sociologia da FFLCH/USP.
O seminário aberto ocorre desta vez em formato híbrido. Dia 24/04, das 18h às 20h, no Auditório 118 da FFLCH/USP (Edifício de Filosofia e Ciências Sociais) com transmissão online para inscrites. As inscrições podem ser realizadas até o dia anterior ou até esgotarem as vagas. Haverá emissão de certificado.
--------
QUANDO: 24/04, das 18h às 20h
ONDE: Auditório 118 da FFLCH/USP e online para inscrites
INSCRIÇÕES GRATUITAS: https://forms.gle/nE8fRJYCYhUX3kDs9 

Link: https://forms.gle/nE8fRJYCYhUX3kDs9