17/04/2023

Diálogos sobre a Filosofia e o Ensino Fundamental

Canal do OBSEFIS no Youtube

Já pensou ensinar Filosofia para crianças? E filosofar com crianças? No Brasil, tem sido recorrente a inclusão da Filosofia no currículo do ensino fundamental.

Capitais como Porto Alegre, São Luís e Salvador, além de cidades do interior do país, como São Mateus (ES), São José (SC) e Barueri (SP), incluíram a disciplina Filosofia no currículo oficial do Ensino Fundamental.

Em Aracaju, levantamento feito pelo Observatório do Ensino de Filosofia em Sergipe (OBSEFIS) constatou que, no ano de 2019, 34,5% das escolas particulares oferta a disciplina Filosofia no Fundamental II e 10,5% a de Ética. Há, embora nunca tenha sido colocado em prática, um artigo na Lei Orgânica da capital que obriga o Ensino de Filosofia em todas as escolas da rede municipal.

A discussão tende a ganhar novo relevo com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diferentemente da BNCC para o ensino médio, parece que a BNCC para o Ensino Fundamental abre possibilidades para a inclusão do Ensino de Filosofia nas áreas de Ciências Humanas e Ensino Religioso.

Para poder debater conosco, o OBSEFIS convidou a professora Dra. Maria Reilta (UERN) e o professor André Pares (rede municipal de Porto Alegre), ambos com larga experiência em ensino e pesquisa em Filosofia no Ensino Fundamental. O evento será mediado pela professora MSc. Rosangela Maia, pesquisadora do OBSEFIS e docente de Filosofia em Simões Filho (BA).

Fico curioso/a? Então anote aí, dia 17 de abril, às 19h, no Canal do OBSEFIS no Youtube.

Este evento é uma realização do Observatório do Ensino de Filosofia em Sergipe (OBSEFIS), que conta com o apoio do Departamento de Filosofia (UFS), CNPq, FAPITEC, PROGRAD/UFS e do programa Residência Pedagógica/CAPES.

Link: https://www.youtube.com/@obsefis_oficial