20/03/2024

II Colóquio Internacional de Filosofia da Tecnologia da PUC Rio

PUC Rio, Rio de Janeiro

É com grande prazer que anunciamos a abertura das inscrições para o II Colóquio Internacional de Filosofia da Tecnologia da PUC Rio, a ser realizado nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024.

A escala do atual desenvolvimento tecnológico não é apenas surpreendente, mas tema de necessária atenção. À medida em que nosso mundo se torna cada vez mais tecnologicamente mediado, as entrelaçadas questões relacionadas ao assunto carecem de reflexões simultaneamente urgentes e cuidadosas.

Tendo em conta esse desafio, o tema proposto para o II Colóquio de Filosofia da Tecnologia foi A Tecnologia e os Limites da Linguagem. A esse fio condutor remetem as ramificações a serem exploradas no evento. Indo além da filosofia da tecnologia, o colóquio prevê diálogo amplo com outros campos de estudo, visando dar à discussão consistência, pluralidade e abrangência. O evento terá escopo internacional, com palestrantes de diferentes países, estados brasileiros, universidades e departamentos, e também do ensino básico, tendo os participantes sido convidados à luz das especificidades das suas pesquisas e possível capacidade de reformulação das questões que estruturam suas respectivas mesas.

Os debates se desdobrarão ao longo de 3 dias, num total de 2 painéis, 6 mesas temáticas e 3 conferências finais ligadas às atividades de cada dia. Os títulos das mesas são os seguintes: 1) As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento; 2) Desafios para a educação no Século XXI; 3) Tecnologia, Comunicação e Linguagem; 4) Do analógico ao digital; 5) Novas subjetividades: Pós-humanismo e Transumanismo; 6) Tecnologia e discurso sobre o Antropoceno. Os painéis versarão sobre o fosso criado, sobretudo no ensino público básico, entre a formação escolar e o dilúvio informacional a que estão submetidos seus estudantes.

A dinâmica dos trabalhos foi pensada de modo que alunos e professores com pesquisa sobre os temas que, porventura, não integrem as mesas, tenham  papel na mediação, interlocução e compilação das discussões. Trata-se de ação desdobrada a partir de experiências anteriores, sobretudo interdisciplinares, com simbiótica divisão de papéis. Acrescente-se que a participação de alunos e professores é gratuita, cogitando-se abrir o evento ao público mais geral. Espera-se  que, com sua programação ampla e diversificada, o colóquio tenha desdobramentos muito prolíficos e relevantes.

Link: https://www.even3.com.br/ii-coloquio-filtec