16/05/2022
II Congresso da ABES XVIII - As Luzes e os dilemas do nosso tempo
Universidade Federal de Sergipe
II CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO SÉCULO XVIII
Data: 16 a 18 de maio de 2022
Local: Universidade Federal de Sergipe
Tema do Congresso: As Luzes e os dilemas de nosso tempo
Período de inscrição de trabalhos: 1 a 24 de abril de 2022
Para submeter proposta de comunicação basta enviar e-mail (congressoabes18@gmail.com) com o título e o resumo de 300 palavras, acompanhados da informação do vínculo institucional de pesquisador(a).
Em princípio, dadas as atuais condições sanitárias e a impossibilidade de previsões seguras, todas as atividades serão realizadas on-line. Cada apresentação terá duração máxima de 20 minutos, acompanhada de 10 minutos de debate.
Justificativa da escolha do tema
Hannah Arendt havia escrito que “os tempos sombrios [...] não são novos; mais do que isto, não são raridades na história”. Vivemos hoje uma época sombria, é certo; não podemos ignorar, ainda nas palavras de Arendt, as urgências de nosso tempo. Assim, a comissão organizadora do 2º Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII propõe para o evento o tema “As Luzes e os dilemas do nosso tempo”. O tema é amplo de modo a acolher a diversidade das pesquisas realizadas hoje pelos colegas estudiosos do Iluminismo. Os impasses com os quais nos deparamos atualmente e que exigem a nossa reflexão são de várias naturezas: sanitária, econômica, política, cultural. A desigualdade, que devasta o nosso país, que se evidenciou, desta vez, no plano internacional, com a desigualdade vacinal no mundo, a ascensão de governos autoritários e o enfraquecimento das democracias, o recrudescimento dos preconceitos, a recusa do conhecimento e a consequente desvalorização das universidades e outras instituições de pesquisa são temas que encontram, entre os pensadores do século XVIII, um solo fértil para a nossa reflexão. São objetos de preferência dos autores que frequentamos em nossos estudos. Esperamos assim que os trabalhos apresentados em nosso Congresso a partir do tema proposto sejam não somente ocasião de dar continuidade ao processo de produção e difusão do conhecimento, mas também um exercício de liberdade e de resistência.