02/12/2024

IV Escola de Verão Artivismos desde o Sul Global - Práticas estético políticas de mulheres latino americanas

IFCS/UFRJ

A IV Escola de Verão Artivismos desde o Sul Global - Práticas estético políticas de mulheres latino americanas será realizada presencialmente entre os dias 2 e 5 de dezembro de 2024, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ. As inscrições estão abertas entre os dias 1º de agosto e 6 de outubro e podem ser realizadas através da plataforma Even3.

Esta quarta edição revive a experiência da Escuela de Verano Artivismos desde el Sur, que já conta com três edições realizadas na Argentina com o apoio da Cátedra UNESCO/UFGDS, da SudArt — plataforma experimental que reúne projetos de artistas pelo mundo, visando expandir o poder dos laços culturais e políticos Sul-Sul — e que nesta edição será realizada com apoio CAPES e do IFCS/UFRJ. Com uma programação centrada nas práticas estético-políticas, a primeira edição brasileira pretende expandir o debate sobre (re)sistências e os artivismos para aprofundar o papel do Brasil dentro do profícuo cenário de alianças interdisciplinares teórico-práticas que têm movido os feminismos decoloniais nos países latino-americanos.

Com a proposta de pensar a relação entre corpos, territórios, feminismos e suas práticas metodológicas estético-políticas em tempos e espaços de (re)sistências latino-americanos, a Escola de Verão pretende formar, junto a pesquisadoras, ativistas, artivistas feministas, dissidentes sexuais e afrodiaspóricos com comunidades locais, uma Plataforma de Comunidades sobre Futuridades — Community Futurities Platform — para explorar línguas alternativas e agir contra a colonialidade, o racismo e a ferida colonial, a partir de futuridades que possibilitem a emergência e amplificação das vozes do Sul desde o Sul. 

A programação da IV Edição Escola de Verão Artivismos desde o Sul Global é composta por conferências, mesas, oficinas, exposições e debates que correlacionam o conceito de Artivismos — ficções futuristas ou ecologias das práticas que visam descolonizar o tempo linear e universal das narrativas históricas, transformando-as em tempos próprios enraizados na experiências perceptivas. As oficinas serão orientadas pelos seguintes eixos temáticos: (1) Corpo-Território-Feminismos; (2) Práticas e metodologias estético políticas de mulheres latino americanas; (3) Corpos-Território-Tempo-Espaço: práticas de luta e (re)existência à domesticação.

Para apoiar as oficineiras no diálogo com as/os participantes, será disponibilizado um acervo virtual composto por filmes e bibliografias acadêmicas, artísticas e artivistas, através da Plataforma Google Sala de Aula. Ao final do evento, a equipe SudART e a equipe docente brasileira realizarão, conjuntamente às convidadas e participantes, um debate sobre o resultado das exposições das oficinas, de modo a propiciar reflexões e críticas acerca dos trabalhos realizados.

Acesse aqui a programação e inscreva-se! | Nos acompanhe no Instagram: @artivismos_sul_global

 

Link: https://www.even3.com.br/iv-edicao-escola-de-verao-artivismos-desde-o-sul-global-479125/