19/08/2021
Seminário: DANTE ALIGHIERI APÓS 700 ANOS: REFLEXÕES SOBRE O PENSAMENTO ÉTICO-POLÍTICO
Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Instituto do Legislativo Paulista
Seminário: DANTE ALIGHIERI APÓS 700 ANOS: REFLEXÕES SOBRE O PENSAMENTO ÉTICO-POLÍTICO
Inscrições gratuitas: https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=7367
Descrição: Além de grande poeta, Dante foi um político apaixonado e toda sua obra reflete acerca das questões políticas de seu tempo, em busca de soluções que levariam a sociedade a um desenvolvimento mais justo e harmônico. Exemplar neste sentido, é o diálogo de Dante com Marco Lombardo, no canto XVI do Purgatório, o segundo livro da Divina Comédia, canto que marca o centro da obra maior de Dante e que retoma a discussão proposta pelo autor no tratado De Monarchia (em particular no livro III), no qual defende a monarquia universal como uma instituição laica e, portanto autônoma, responsável pelo equilíbrio da vida material e dissociada do poder da Igreja, cuja missão é guiar as almas para a salvação e não exercer o poder temporal. Para Dante, o equilíbrio das forças do Império e do Papado proporcionariam aos homens a liberdade e a paz almejadas.
Doris Nátia Cavallari
(conferencista)
Livre-docente pela FFLCH-USP, onde realizou bacharelado e licenciatura em Letras. Mestre em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela USP e de doutora em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela UNESP. Realizou pós-doutorado junto à Università degli Studi G. D'Annunzio Chieti-Pescara. Atuou como professora associada de Literatura Italiana na USP até 2016. A partir de 2017 é professora permanente sênior junto ao Programa de língua, Literatura e Cultura Italianas.
Silvio Gabriel Serrano Nunes
(organizador e debatedor)
Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela FFLCH-USP, com estágio de doutorado na Université Paris 1 Panthéon - Sorbonne; advogado, bacharel em Direito pela PUC-SP; especialista em Direito Administrativo pela FASP; professor de História do Direito da Ebradi; assessor jurídico no TCMSP; professor da Escola Superior do TCMSP; pesquisador do IBContas; professor convidado da COGEAE/PUC-SP. Membro da Comissão Especial de Direito Constitucional da OAB-SP. Professor do Mestrado da UNISA.
Julio de Souza Comparini
(organizador e debatedor)
Graduado em Direito pela PUC-SP e em Filosofia pela USP. Mestre e doutorando em Filosofia pela USP. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Apoio:
Associação Brasileira do Professores de Italiano (ABPI), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP) e Istituto Italiano di Cultura
Objetivo:
Compreender alguns os aspectos fundamentais da obra de Dante Alighieri que, 700 anos após sua morte, continuam iluminando não só a literatura, como também diversos outros assuntos humanos, inclusiva a política.
Cronograma:
19 de agosto de 2021.
17h00 – Abertura.
17h20 – Conferência.
18h20 – Debates.
Público-alvo: Interessados no assunto
Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
Período de realização: 19/08/2021 a 19/08/2021
Horário: 17h00 às 19h00
Total de vagas: 250
Período de inscrição: 07/07/2021 a 17/08/2021
Informações para Inscrição:
Evento virtual. Necessário acesso à Internet. Certificação exclusivamente mediante preenchimento de formulário de avaliação fornecido durante o evento. Transmissão pelo canal do ILP no Youtube.
Data de divulgação dos selecionados: 18/08/2021
Colaboradores:
DORIS NÁTIA CAVALLARI ( PALESTRANTE )
SILVIO GABRIEL SERRANO NUNES ( COORDENADOR )
SILVIO GABRIEL SERRANO NUNES ( DEBATEDOR )
JÚLIO DE SOUZA COMPARINI ( COORDENADOR )
JÚLIO DE SOUZA COMPARINI ( DEBATEDOR )
Parceiros:
ISTITUTO ITALIANO DI CULTURA
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS ( FFLCH USP)
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO PROFESSORES DE ITALIANO ( ABPI )