13/11/2023
V Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional de Pesquisa em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
UFSC/CFH, Florianópolis, Santa Catarina
DO FIM DO MUNDO À FABULAÇÃO DE MUNDOS POSSÍVEIS: O QUE A FILOSOFIA TEM A DIZER SOBRE AS CRISES?
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS - prazo prorrogado até 14/09/2023
O objetivo do V Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional de Pesquisa em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é promover a interação entre pesquisadoras e pesquisadores em Filosofia de todas as regiões do Brasil e de outros países. O Colóquio é organizado por estudantes do PPGFIL-UFSC, contando com apoio da Coordenação do Programa e das professoras e dos professores do Departamento.
Com o título “Do Fim do Mundo A Fabulação de Mundos Possíveis: O que a Filosofia tem a dizer sobre as Crises”, o V Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional de Pesquisa em Filosofia da UFSC busca estimular o debate, nacional e internacional, para pensar possibilidades e atualidades de um mundo frente às crises.
Segundo a filósofa Hannah Arendt, uma crise não apenas transfigura nossos juízos como exige a reconstrução da tessitura social que nos ata. Em via consonante, Denise Ferreira da Silva afirma a necessidade de encontrar um “fim para este mundo”, capitalista e racializado, em crise. Willard van Orman Quine e Hillary Putnam apontaram para as mazelas do empirismo positivista, buscando superar essa imagem de mundo a partir da eclosão de seus princípios. Michel Foucault, Jean-Pierre Lyotard e Bruno Latour denunciaram a crise epistêmica da modernidade, apontando para uma nova concepção do sujeito e do fazer científico. Inúmeras pensadoras e pensadores se debruçaram sobre diversas crises econômicas, políticas, éticas, raciais, epistêmicas, estéticas, ontológicas e de gênero, tanto no passado quanto no presente.
Diante disso, podemos nos perguntar: mas afinal, o que é uma crise? Qual seria sua relevância filosófica para pensar tanto os fins como os começos de novos mundos? Há como falar filosoficamente sobre crise(s)? Assim como o mundo em que vivemos, estaria a filosofia em crise? À altura da abrangência da temática do Colóquio, convidamos pesquisadoras e pesquisadores para a submissão e apresentação de trabalhos que contemplem os anseios incitados por esse assunto.
O Colóquio se propõe como um espaço para apresentação de pesquisas e investigações dentro da temática, como também estará aberto para a submissão de trabalhos em temática livre. Convidamos a comunidade de Pós-Graduação, mestres, doutores, pesquisadores e docentes para discutir a temática do Colóquio, sua relevância conceitual, prática, as possibilidades e atualidades de um fazer filosófico que seja guiado pelo fio condutor da temática da crise em todas as áreas da Filosofia.
Esperamos encontrar todes em nosso evento que acontecerá na UFSC, em Florianópolis, dos dias 13 à 17 de Novembro de 2023.
_______________
E-mail: pesquisaemfilosofiaufsc@gmail.com
Site: Neste link.
Instagram: Neste link.
Submissão de resumo: Neste link.
_______________
O tema do Colóquio é apenas sugestivo.
Qualquer trabalho que se alinhe a uma das três áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Ontologia e Estética; Ética e Política; e Epistemologia e Lógica – poderá ser aceito, após avaliação do comitê científico.
Os trabalhos que se alinharem à proposta, contudo, poderão ser chamados para publicação de texto completo.
_______________
Podem submeter resumos:
As/os estudantes regularmente matriculadas/os em Programas de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrandas/os, Doutorandas/os), ou em estágio de Pós-Doutorado, e professoras/es que estejam desenvolvendo pesquisa no âmbito da Filosofia. Doutoras/es e mestras/es já tituladas/os também podem submeter resumo.
_______________
Sobre o resumo:
O texto proposto deve conter obrigatoriamente: título, resumo (contendo entre 300 e 500 palavras), palavras-chave (até 3), principais referências (no mínimo 3 e no máximo 8). O texto deve ser obrigatoriamente enviado em formato .pdf. O corpo do texto deve ser digitado na fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1.5 e alinhamento justificado.
Tanto o resumo submetido, quanto a comunicação podem ser apresentados nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
O arquivo da submissão não deverá conter qualquer menção ao autor/a e coautores/as, inclusive nas propriedades do documento .pdf. Veja neste link um tutorial sobre como retirar a autoria das propriedades de documentos no formato .pdf.