11/05/2023
Viver o Antropoceno: perspectivas filosóficas do problema
Plataforma Google Meet.
O Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRRJ oferece o curso de extensão "Viver o Antropoceno: perspectivas filosóficas do problema", que será ministrado pela professora Michelle Bobsin Duarte.
Apresentação do curso
A urgência da questão ambiental se coloca como tema relevante em diversas áreas do conhecimento. O debate sobre o futuro do planeta, por conseguinte, da humanidade, está se fortalecendo na esfera pública e a demanda por políticas ambientais efetivas se torna crescente, dada as projeções climáticas que não são nada otimistas em relação às próximas décadas. A ideia de um novo período geológico expressa pelo conceito de Antropoceno nos dá a dimensão do impacto humano sobre a Terra. Nós, os humanos contemporâneos, somos uma força geológica, ou melhor, o nosso modo de existência se tornou essa força. Relatórios do Painel do Clima da ONU, dados climatológicos, projeções, entre outras fontes científicas, tornaram-se objetos de interesse da reflexão filosófica sobre o futuro em um planeta fortemente impactado pelos excessos da civilização tecnológica.
Tal situação impõe à filosofia contemporânea o desafio não apenas de encarar o problema, mas também de pensar em outras possibilidades de existência que fortaleçam o vínculo com a Terra. Neste sentido, o curso tem o intuito de apresentar um panorama do Antropoceno no âmbito das ciências humanas com a finalidade de estimular a reflexão e o debate sobre o tema.
O curso será ministrado em formato virtual com um encontro semanal, sempre às quintas-feiras de 13h30h até16h30h, na plataforma Google Meet. Estão previstos sete encontros conduzidos pela professora Michelle Bobsin Duarte, com início no dia 11 de maio e término no dia 22 de junho de 2023. A carga horária total será de 21h. A UFRRJ fornecerá certificado de participação para quem cumprir ao menos 75% da carga horária do curso.
Programação
Aula I (11/05) – Introdução à discussão do Antropoceno nas ciências humanas e naturais;
Aula II (18/05) – Introdução à ideia de Gaia no pensamento de James Lovelock, Bruno
Latour, Isabelle Stengers;
Aula III (25/05) – O Antropoceno como possibilidade de reconfiguração social: discussão
do texto “Para distinguir amigos e inimigos no tempo do Antropoceno”, de Bruno Latour;
Aula IV (01/06) – Apresentação das principais ideias do texto “Antropoceno mais que
humano”, de Anna Tsing;
Aula V (08/06) – Aula sobre algumas ideias do livro “Há mundos porvir?”, de Déborah Danowski e Viveiros de Castro;
Aula VI (15/06) – Aula sobre algumas ideias do livro “O cogumelo no fim do mundo: Sobre a possibilidade de vida nas ruínas do capitalismo”, de Anna Tsing;
Aula VII (22/06) – Discussão sobre a questão indígena no Antropoceno.