14/12/2021
Workshop "'Esquerda?' 'Direita'?"
FAFIL/UFG - YouTube
Resumo.
A famosa distinção entre 'esquerda' e 'direita' é semelhante a conceitos filosóficos tais que verdade ou tempo, a saber: eles parecem tão óbvios à primeira vista quanto indefiníveis após exame. E assim como os filósofos chegaram a duvidar da existência da verdade ou de tempo, pode-se perguntar sobre o próprio significado de esquerda e direita: isso não seria nada além de um artefato de pensamento, uma aparência parcialmente enganosa que assumiríamos sério, mas errado? Em caso afirmativo, quem se beneficia com esse abuso de linguagem?
Aqueles que desprezam a distinção esquerda-direita foram localizados em vários pontos do espectro político (que eles próprios consideram vazio). Depois de ser acusado de supersimplificação ideológica por Raymond Aron, a morte do espectro esquerda-direita foi então pronunciada após a queda do muro de Berlim pelos campeões do liberalismo triunfante; finalmente, seu suposto cadáver tinha sido recentemente pisoteado por Alain de Benoist -um pensador político classificado como extrema-direita- segundo o qual a antiquada clivagem esquerda-direita deve ser substituída pela oposição atualizada entre localismo e globalismo. O filósofo Alain via nessas críticas a marca típica dos direitistas, como sua famosa citação de 1930 mostra: “Quando você me pergunta se o corte entre partidos de direita e partidos da esquerda, homens de direita e homens de esquerda, ainda tem um significado, a primeira ideia que vem para mim é que o homem que faz esta pergunta certamente não é de esquerda”. Será que algumas críticas à oposição esquerda-direita apenas traem uma afinidade eletiva com a direita, portanto confirmando o significado desta mesma oposição?
A afirmação de que a distinção esquerda-direita é vazia é uma coisa, se essa vacuidade diz respeito apenas ao significado empírico de sua ‘extensão’. A afirmação de que não tem sentido é outra coisa, implicando que a distinção envolve confusão semântica em qualquer contexto. Uma solução para o problema consiste em buscar uma definição estável da distinção esquerda-direita. A maioria dos cientistas políticos propôs uma série de famílias ideológicas que geralmente incorporam um dois pólos opostos da esquerda e da direita. Embora essa abordagem faça sentido, seus resultados são mais discutíveis e a distinção esquerda-direita sofre de um profundo problema de identidade.
Como se pode explicar o reavivamento repetido ou persistência de tal distinção, apesar de sua sendo regularmente criticado como um absurdo? Houve pelo menos três amplas estratégias nesse respeito: antropológicas, teórico-doutrinárias e prático-técnicas. Seguindo a primeira estratégia, o filósofo Jean Laponce propôs um relato metodológico do significado da distinção esquerda-direita: ‘esquerda’ e ‘direita’ eram como dois pontos de referência que condicionam os seres humanos, visto em dicotomias simbólicas que podiam ser observadas em todo o mundo. Seguindo a segunda estratégia, embora reconhecendo seu aspecto excessivamente simplificador e a tarefa ocioso de procurar qualquer 'essência’ oculta por trás da distinção esquerda-direita, o filósofo do direito Norberto Bobbio o interpretou como expressando uma oposição básica em torno de um valor político central que diferencia famílias ideológicas, a saber: o valor da igualdade. Seguindo a terceira estratégia, os cientistas políticos Giovanni Sartori e Maurice Duverger reduziram a distinção a uma técnica partidária voltada para legitimar o processo institucional de decisão pública dentro de regimes democráticos.
Cada abordagem tem seus próprios pontos cegos, no entanto. Por um lado, a dicotomia atribuída ao pensamento humano é aumentada com graus de oposição política, conforme veiculado pelas noções de ‘centros’ e ‘extremos’; o significado deles não é óbvio, no entanto, especialmente em respeito do centro e sua ambiguidade entre uma leitura exclusiva (nem esquerda nem direita) e uma leitura inclusiva (esquerda e direita). Por outro lado, a noção de igualdade pode servir de referência para a esquerda, mas seu significado é vago, conforme o tipo de igualdade defendido e suas origens ora naturais ora sociais. A oposição partidária (ou seja, em termos de política partes) dá a este último um significado prático; no entanto, o processo de parlamentar a coalizão entre partidos políticos ainda requer uma justificativa de fundo teórico.
Como a persistência da distinção esquerda-direita pode ser explicada mais claramente? Deveríamos continuar a busca por comunalidades invariáveis definindo os respectivos domínios de esquerda e direita, ou outro caminho de pesquisa é concebível? Uma primeira resposta consiste em tratar esquerda e direita como conceitos irredutivelmente flutuantes, no sentido de que qualquer análise lógica seria irremediavelmente fadada ao fracasso. Uma segunda resposta consiste em mudar o ângulo usual de abordagem a esses conceitos, a fim de oferecer um tipo de explicação que seja clara e inovativa. Partindo do racionalismo crítico de Kant, pode-se concluir que tal abordagem pode perpetuar o problema básico em vez de resolvê-lo. Uma alternativa, então, consistiria em esquecer a busca de qualquer ‘conteúdo’ por trás do significado desses termos. Devemos, em vez disso, ver na dicotomia esquerda-direita a expressão de uma forma sem conteúdo, uma espécie de quadro conceitual que condiciona a atividade política enquanto escapa ao descritivo aproximação?
O objetivo deste workshop é fazer um balanço das pesquisas existentes relacionadas com a identidade e a relevância da distinção esquerda-direita. É dirigido tanto a filósofos quanto a cientistas políticos, sociólogos, psicólogos, lógicos, historiadores, filólogos ou linguistas. Acolheremos diversos pontos de vista oferecendo respostas a esta pergunta persistente: O que exatamente a distinção entre ‘esquerda’ e ‘direita’ significa?
A fim de tentar definir todas as questões e a gama de respostas possíveis, a reflexão irá centrar particularmente (mas não exclusivamente) um dos seguintes problemas:
? A distinção esquerda-direita na filosofia
O significado da distinção esquerda-direita é um problema ‘filosófico’?
Seu significado é um problema genuíno ou falso?
Como e em que medida a distinção esquerda-direita faz sentido, ou não faz sentido? Qual é o significado da distinção entre, por exemplo, hegelianos ‘de esquerda’ e ‘de direita’, ou entre nietzscheanos ‘de esquerda’ e ‘de direita’?
? Ciência política e filosofia
A distinção esquerda-direita constitui um problema comum para duas abordagens distintas?
Existe um tratamento especificamente político da distinção entre esquerda e direita?
Qual é a natureza de tal distinção, conforme entendida a partir desses respectivos pontos de vista das disciplinas?
Esquerda e direita cobrem todo o espaço político, ou um eixo vertical deve ser adicionado ao seu eixo horizontal usual?
? Filosofia política e filosofia da linguagem
A distinção esquerda-direita expressa um julgamento de fato ou um julgamento de valor? Existem algumas regras básicas do discurso político que podem ajudar a explicar tal distinção?
Até que ponto a filosofia da linguagem pode contribuir para elucidar problemas conceituais, incluindo a distinção entre esquerda e direita?
São esquerda e direita expressões extensionais (isto é, funções de objetos particulares); ou são expressões intensionais (isto é, propriedades que não podem ser reduzidas a um determinado conjunto de objetos)?
‘Esquerda’ e ‘direita’ obedecem a uma gramática pura (de acordo com o primeiro Wittgenstein) ou um gramática filosófica (de acordo com o segundo Wittgenstein)?
Quais regras gramaticais poderiam especificar o uso destes conceitos?
? Política e psicossociologia
Como ‘esquerda’ e ‘direita’servem enquanto marcadores sociais?
Até que ponto a análise de seus papéis a esse respeito nos ajuda a elucidar o significado e entender a relevância política deles?
? Ciências políticas e formais
Como as análises políticas de ‘esquerda’ e ‘direita’ convergem ou divergem das análises lógicas?
Existe alguma semelhança entre os valores políticos e lógicos, ou entre os universos de discurso políticos e lógicos?
Até que ponto a ação política é racional ou mesmo aberta à análise lógica?
Quais alternativas espaciais existem para a representação do espaço político esquerda-direita, em adição da linearia?
Referências
Anderson, P. (1993). Spectrum: From Left to Right in the World of Ideas, Londres: Verso.
Aron, R. (1955). L’opium des intellectuels, Paris: Calmann-Lévy.
de Benoist, A. (2017). Droite-gauche, c’est fini! Le moment populiste. Edições Pierre Guillaume de Roux.
Bobbio, N. (1996). Droite et gauche. Essai sur une distinction politique. Paris: Seuil.
Duverger, M. (1951). Les partis politiques, Paris: A. Colin.
Huber, John (1989). “Values and partisanship in left-right orientations: measuring ideology” European Journal of Political Research, Vol. 17(5): 599-621.
Imatz, A. (2016). “Droite-Gauche: pour sortir de l’équivoque”, Editions Pierre-Guillaume de Roux.
Inglehart, R. e Klingemann, H. (1976). “Party Identification, Ideological Preference and the Left-Right Dimension among Western Mass Publics”, in Party Identification and Beyond: Representations of Voting and Party Competition, Ian Budge, Ivor Crewe, and Dennis Farlie (eds.), Londres: John Wiley.
Jost, J. (2009). “Elective Affinities: On the Psychological Bases of Left-Right Differences”, in Psychological Enquiry, Vol. 20: 129-141.
Jost, J., Federico, C., et Napier, J. (2009). “Political Ideology: Its Structure, Functions, and Elective Affinities”. The Annual Review of Psychology, Vol. 60(1): 307-37.
Laponce, J. (1981). Left and Right: The Topography of Political Perceptions, University of Toronto Press.
Noël, A. e Thérien J.-P. (2008). Left and Right in Global Politics, Cambridge: Cambridge University Press.
Parenteau, D. e Parenteau I. (2008). Les idéologies politiques: le clivage gauche-droite, Presse de l’Université du Québec.
Sartori, G. (1976). Parties and Party Systems (A Framework for Analysis), Cambridge: Cambridge University Press.
Thorisdottir, H., Jost, J., Liviatan, I., e Shrout, P. (2007). “Psychological Needs and Values Underlying Left-Right Political Orientation: Cross-National Evidence from Eastern and Western Europe”. Public Opinion Quarterly, Vol. 71(2): 175–203.
O workshop ocorrerá remotamente e será organizado por meio online videoconferências (via YouTube).
O evento será realizado em inglês, francês, e português.
Os interessados no assunto estão convidados a enviar um título de apresentação e um resumo (500 palavras máximo, em português ou inglês) para o seguinte endereço: schangfabien@gmail.com
Prazo para inscrição: 25 de novembro de 2021.
Página Facebook: https://www.facebook.com/events/555394965896584