17/01/2024
A consciência estendida: contrapondo o enativismo de Alva Noë à tese da consciência intracraniana defendida por David Chalmers - Prêmio Anpof 2020
Editora Fi
A consciência estendida: contrapondo o enativismo de Alva Noë à tese da consciência intracraniana defendida por David Chalmers, de Jessica Nunes Vergara (Editora Fi, 2023) — resultado da sua pesquisa de mestrado desenvolvida no PPGFIL/UFRGS e vencedora da edição de 2020 do Prêmio Anpof.
Nele, a autora contrapõe a tese de David Chalmers de que as características fenomenológicas da consciência são supervenientes aos estados cerebrais à tese oposta de Alva Noë de que essas características são supervenientes a estados e processos que vão além do cérebro. Para Noë, a consciência e a mente se estendem até o ambiente. A autora conclui que a tese de Noë é teoricamente mais vantajosa por ser fenomenalmente mais apta, isto é, faz mais justiça à fenomenologia da nossa experiência, e por ser mais compatível com uma metafísica naturalista. Trata-se de um texto de fôlego, em que a autora demonstra domínio minucioso e exemplar das teses e temas discutidos, fecunda, na medida em que aprofunda a compreensão das posições discutidas, e original, pois a autora se posiciona criticamente em relação ao debate investigado.
A obra pode ser conferida por meio do link: https://www.editorafi.org/ebook/a084-consciencia-estendida