23/10/2024
A crítica à 'prima philosophia' em Theodor W. Adorno: considerações ontológicas na Dialética negativa
Examina-se neste livro o conceito de prima philosophia em Theodor W. Adorno sobretudo em sua obra tardia Dialética negativa (1966), mas se valendo também de indicações já presentes em Para a metacrítica da teoria do conhecimento (1956). Discorre-se sobre as orientações fornecidas pelo autor na intenção de superar a estruturação lógica dessas filosofias, averiguando, como objetivo, quais seriam as condições para um pensamento que não proceda de um fundamento. Assim, a formulação de uma dialética negativa, que se constitui como procedimento dialético de desconstrução interna da estrutura sistemática e metódica das filosofias primeiras, será analisada quanto a sua possibilidade de destituir o caráter ontológico fixado nos conceitos. Procedimento que se dá a fim de se manter um pensamento materialista que coloque o objeto como central, mas que seja um pensamento, a princípio, em conflito com as ontologias. Da perspectiva de uma ontologia que só poderá ser então, em Adorno, uma “ontologia negativa” – a ontologia do estado falso –, depreende-se a discussão acerca do estatuto da ontologia em sua obra. Entretanto, se a ruptura com a estabilização de uma identidade fixa nas filosofias primeiras só pode ser obtida, segundo o autor, no interior dessas próprias filosofias, em uma crítica imanente, surge assim a dialética entre a destituição imanente das pretensões ontológicas e a necessidade de uma racionalidade que vislumbre a transcendência a essa estabilidade. Tal argumento abre, novamente, o debate tanto para objeções de uma absolutização da crítica em Adorno quanto para leituras que interpretam a possível ontologização da negatividade crítica como uma força a ser endossada na dialética negativa, posições dentre as quais se procurou alinhar principalmente à última e aos horizontes ontológicos que ela pode abrir.