01/06/2022
A estética da inteligência: espacialidades em Bachelard e Heidegger
No dia 2 junho, será realizado mais um evento da série “PublicAção”, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip) destinada ao lançamento de livros digitais publicados com o selo da Editora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Desta vez, a obra a ser lançada corresponde ao título “A estética da inteligência: espacialidades em Bachelard e Heidegger”, assinada pelo professor de Filosofia do campus Petrolina Zona Rural, Gabriel Kafure da Rocha. A apresentação oficial do livro ocorrerá a partir das 16h e será transmitida pelo canal do YouTube IFSertãoPE TV Oficial.
A obra, que já está disponível no Repositório Leituras Abertas (Relei@) do IFSertãoPE, é resultado de uma pesquisa empreendida pelo professor Kafure durante o seu curso de Doutorado em Filosofia, concluído em 2020 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Este trabalho se configura como uma pesquisa inédita na medida em que resgata a genealogia do conceito de metaontologia nos escritos de Martin Heidegger (1889-1976) e aplica-o no contexto da filosofia bachelardiana”, contextualiza o autor.
Segundo ele, “a conclusão [da obra] tem a pretensão de mostrar como o espaço, enquanto construção (e não concebido como a priori) metaontológica inaugura uma forma diferente de pensamento, que vai além de uma metafísica ontoteológica, se constituindo numa metatécnica ontológica que relaciona linguagem – imagem – conceito tanto da forma poética como epistemológica”. “E nisso, há uma crítica implícita às filosofias analíticas, para que não reapropriem conceitos próprios da ontologia, mas que a metaontologia construa uma linguagem que crie um novo ser do espaço, ciência e elementos”, conclui.
Para acessar o conteúdo da obra na sua totalidade, consulte o catálogo da Editora IFSertãoPE.