18/12/2023
Droit et normativité chez Jacques Derrida
Durante o colóquio "A fenomenologia e seus outros"
Nome do livro: Droit et normativité chez Jacques Derrida
Autoria: Gabriel Rezende / Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFPB. Doutor em Filosofia pela Université Paris 8.
Sinopse:
“Defenderemos uma tese: a tese do “arquidireito”. Isto pode ser uma surpresa para os leitores habituais da obra de Jacques Derrida, uma vez que seu pensamento sempre contestou o privilégio concedido, na tradição metafísica, à forma tética dos juízos (...). O arquidireito designa a constituição grafemática do campo da prático. Tão logo falemos de regras, princípios, ordens concretas, decisões, dever-ser, razão prática, normatividade ou valor, uma lógica da escritura inscreve a distância, o jogo, a arbitrariedade, o remetimento, o suplemento, a técnica e o espaçamento”.
Este livro é uma incursão pelo pensamento de Jacques Derrida a partir de um fio condutor: a tese do “arquidireito”. De acordo com esta tese, Derrida sugeriria que o domínio prático é regido por efeitos de escritura. Tudo ocorreria como se, antes da constituição de uma ética ou de uma moral, e antes dos conceitos de “bem” e de “mal”, de “correto” e de “incorreto”, de “razoável” e de “irrazoável”, a esfera do agir estivesse estruturada como um sistema jurídico. Ao multiplicar as zonas de fricção entre os textos de Derrida e os problemas clássicos da filosofia do direito, Rezende mostra-nos não só que as questões normativas sempre contaminaram as leituras desconstrutivas, mas também que a normatividade só é possível a partir de certa desconstrução.
Link: https://www.editionsmimesis.fr/autore.../gabriel-rezende/
Data e local: 18/12/2023, às 17h, no CCHLA (UFPB).
Debatedora: Alice Serra (UFMG)