13/10/2024

Filosofia da Cidade

Filosofia da Cidade

Organizadores: Elsio José Corá e Luiz Paulo Matias

Autores:

ELSIO JOSÉ CORÁ  Docente do Curso de Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso (Mestrado) em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), com estágio de doutorado na Università degli Studi di Napoli Federico II (Itália).

LUIZ PAULO MATIAS   Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Filosofia pela Universidade da Fronteira Sul (UFFS) – Chapecó.

DIEFERSON BRIZOLA  Mestrando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Chapecó, SC, Brasil.

GILBERTO OLIARI  Graduação em Filosofia, Ciências da Religião e Pedagogia. Mestre em Educação e Filosofia. Doutor em Educação. Professor da Rede Básica Estadual de Santa Catarina. Professor do Colégio Marista São Francisco – Chapeco, SC.

JANESSA PAGNUSSAT   Docente na Universidade Franciscana (UFN); Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS – Campus Erechim); Pós-Graduada em Educação: Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul); Graduada em Filosofia – Licenciatura Plena pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS – Campus Erechim).

LEONARDO DA SILVA   Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) como bolsista CAPES/FAPESC. Atualmente Doutorando junto ao programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como bolsista CAPES.

DANYELA NORBAK DALLA CORT     Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e participante do grupo de estudos Filosofia da Cidade.

MATEUS BIDO    Licenciatura em filosofia. Mestrando em filosofia pela Universidade federal da Fronteira Sul – UFFS.

MAURÍCIO AIGNER PAN    Mestre em filosofia pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

VÍTOR HUGO DOS REIS COSTA   Pós-doutoramento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa CNPq/FAPERJ, sob supervisão do prof. Dr. Tito Marques Palmeiro. Doutor (2021) e mestre (2012) em filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (PPG-Fil/UFSM), realizados com bolsa CAPES, sob as orientações dos professores Dr. Noeli Dutra Rossatto e Dr. Marcelo Fabri, respectivamente. Graduado em filosofia (2008, licenciatura plena) na mesma instituição. É membro do Grupo de pesquisa Subjetividade, Filosofia e Psicanálise da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Grupo de estudo e pesquisa em hermenêutica de Paul Ricoeur da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Desenvolve pesquisa nas áreas de hermenêutica, teoria da história e existencialismo.

Sinopse: A cidade é compreendida como microcosmo da civilização, onde diferentes culturas, ideiais e valores se encontram e se transformam, oferecendo elementos aglutinadores para o desenvolvimento de uma "Filosofia da Cidade". Esta reflexão é direcionada a explorar as teias de relações entre o espaço público e a vida humana, ao mesmo tempo em que busca compreender os múltiplos desafios relacionados ao habitar, mobilidade, sustentabilidade, ecologia, justiça social, entre outros.

Sob o fenômeno do espaço público, textos de pensadores contemporâneos discutem como o habitar pode influenciar a interação social e o bem-estar dos cidadãos. Eles exploram também como a organização e a configuração dos espaços urbanos podem facilitar ou dificultar o encontro e a convivência entre diferentes grupos sociais, promovendo ou restringindo o acesso a recursos e oportunidades no espaço habitado e praticado.

Deste modo, nesta coletânea de textos em que os autores e autoras se debruçaram para refletir e repensar essas relações no espaço público, a explorar a "Filosofia da Cidade" como agentes de transformação. Pois, como destaca Hannah Arendt: "Fluindo na direção da morte, a vida do homem arrastaria consigo, inevitavelmente, todas as coisas humanas para a ruína e a destruição, se não fosse a faculdade humana de interrompê-las e iniciar algo novo, faculdade inerente à ação como perene advertência de que os homens, embora devam morrer, não nascem para morrer, mas para começar".

Editora CRV

Link: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/38866-filosofia-da-cidade?srsltid=AfmBOorIk1KaK2bvmyNbdchPY82A8ySBiZgouA3I_9lUQ-eNaig_HA87

Link: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/38866-filosofia-da-cidade?srsltid=AfmBOorIk1KaK2bvmyNbdchPY82A8ySBiZgouA3I_9lUQ-eNaig_HA87