26/09/2024
Hermenêutica da paisagem: Existência, Interpretação, narração
Hermenêutica da paisagem: Existência, Interpretação, narração
Autor: Vereno Brugiatelli
Docente no Liceo “Leonardo da Vinci”, Ancona, Itália. Doutorado em Filosofia na Università degli Studi de Verona, Itália. Suas pesquisas tem sido direcionadas para a filosofia hermenêutica, filosofia da linguagem e ética. Nos últimos anos, tem se dedicado a perspectiva hermenêutica em nível interdisciplinar relacionada a questões da paisagem, do habitar, da arquitetura e da ética.
Tradução: Janessa Pagnussat
Docente na Universidade Franciscana (UFN); Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS – Campus Erechim); Pós-Graduada em Educação: Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul); Graduada em Filosofia – Licenciatura Plena pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS – Campus Erechim). As pesquisas em desenvolvimento têm sido relacionadas em temas como fenomenologia do ego, subjetividade, inversão fenomenológica, intersubjetividade, narrativa, ética, ipseidade, corporeidade, afetividade e alteridade em autores como Edmund Husserl, Paul Ricoeur e Michel Henry.
Revisão: Danilo D"Attanasio Esposito
O que se entende por paisagem? Que importância pode assumir a paisagem para a reflexão filosófica? Em relação a quais problemáticas pode ser importante refletir sobre a paisagem? Quais novas questões gnosiológicas, existenciais, éticas e políticas pode gerar a reflexão sobre a paisagem? Através de quais modalidades teórico-práticas o homem modifica, transforma, plasma a paisagem? Como e em que sentido a paisagem influencia sobre a condição existencial do homem?
Este livro propõe uma abordagem filosófica relativa à paisagem e uma análise da condição humana. Homem e paisagem não podem ser separados nem tampouco contrapostos. Para compreender a condição existencial do homem, o seu ethos, o seu ser no mundo, se faz necessário também compreender a “sua” paisagem. Não existe homem sem paisagem. Alinhado à tal perspectiva, o percurso hermenêutico deste trabalho procura fazer emergir os aspectos ontológicos, existenciais, históricos e éticos decorrentes das diferentes interações teóricas e práticas que o homem estabelece com a paisagem. O propósito que o anima é aquele de mostrar que o viver, o interpretar e o narrar a paisagem são fundamentais para a vida boa e o bem-estar físico, psíquico e social do homem.
EDITORA CRV
https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/38868-hermeneutica-da-paisagem-brexistencia-interpretacao-narracao?srsltid=AfmBOooZpc_XwBpDVS-AyaoFG42agzKdwlX0q625jTRqU_zOvRtJwuqn