04/09/2024
Hermenêutica filosófica e reabilitação da filosofia prática: uma leitura de Gadamer através de Husserl e Heidegger
Janela Livraria - Shopping da Gávea, Rua Marquês de São Vicente, 52, 3° piso
Hans-Georg Gadamer é um dos filósofos mais importantes do século XX. Verdade e Método, sua principal obra, em que são estabelecidos os elementos constitutivos de sua hermenêutica filosófica, teve um grande impacto sobre diversas áreas das Humanidades, incluindo a Teoria Literária, a Estética, a Educação, a Teologia, a História e o Direito. Na filosofia, tornou-se célebre o seu debate com Habermas, bem como as apropriações de sua obra feitas por Rorty, Vattimo e Ricoeur, além do encontro tenso e respeitoso com Derrida.
Paulo Cesar Duque-Estrada oferece neste livro uma apresentação do pensamento de Gadamer à luz dos pressupostos fenomenológicos (Husserl e Heidegger) fundamentais para a maturação de sua hermenêutica filosófica. Esta obra de Duque-Estrada põe em relevo o fato de a reivindicação, por parte de Gadamer, de um caráter tanto prático quanto universal da experiência hermenêutica constituir a expressão de sua relação de proximidade e resistência ao pensamento de Heidegger, a quem deve a sua principal influência. Nesta relação, o modo em que pensam o conceito aristotélico de práxis constitui um fator decisivo de dissonância entre ambos. Para Gadamer, a questão heideggeriana sobre o sentido do Ser deve ser recolocada na efetividade da experiência prática; nesta última, a questão do sentido do Ser se transmuta no problema da consciência histórica. A obra é o vigésimo quarto título da Coleção Sapere Aude.
Paulo Cesar Duque-Estrada é professor do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).