16/09/2022
Lançamento do livro: A Transcendentalidade da Ética no Tractatus de Wittgenstein
Canal da FASBAM no YouTube
A Transcendentalidade da Ética no Tractatus de Wittgensteisn: confrontado com sua Confere?ncia sobre e?tica e com o Principia ethica, de G. Moore.
O livro tem o principal objetivo de explicar o que se possa entender por “transcendentalidade da ética". Em Filosofia o termo "transcendental", principalmente a partir de Kant, assume a ideia de algo estruturante, dessa forma, ser a lógica transcendental não é sur preendente, pois não acarreta dificuldade conceber a lógica como algo que permite a organização do pensamento, da linguagem e do mundo. Pensamos e descrevemos o mundo porque há uma base estruturante comum entre esses domínios. Pensar e falar obedece ao mesmo processo, tal como a tradição da Filosofia admitiu. O pensamento é um diálogo interno compondo-se de proposições assim como a linguagem falada. Por outro lado, a descrição que fazemos do mundo, por meio da lingua gem, é possível pela substituição de coisas por termos, preservando-se na linguagem a estrutura dada no mundo. O que surpreende, contudo, é asseverar, como ocorre no Tractatus, ser a ética transcendental, assim como a lógica. Nisso não há evidência sendo, ao con trário, problemático. De que tipo de coisas a ética pode ser estruturante e como isso tenha relação com o mundo, o pensamento e a linguagem é o que este livro pretende explicar.
Sobre o autor: Aluísio M. Von Zuben é doutor e mestre em Filosofia pela PUCPR, em que também cursou sua graduação. É bacharel em Direito, com especialização em Antropologia Social e em Antropologia Filosófica pela UFPR. É Professor de Metafísica e de Teoria do Conhecimento na FASBAM (Faculdade São Basilio Magno).