30/09/2024
Lançamento do Sistema do idealismo transcendental, de Friedrich W. J. Schelling. Tradução, introdução e notas por Gabriel Almeida Assumpção
Recife
Sistema do idealismo transcendental (1800), de Friedrich Wilhelm Joseph Schelling. Tradução, introdução e notas por Gabriel Almeida Assumpção (UFSJ - bolsista CAPES/UAB; PUC-Minas Virtual).Editora??ção e revis??ão por Rafaella Esch Nóbrega de Andrade. Petrópolis: Editora Vozes, 2024.Disponível nas livrarias após o lançamento na ANPOF.
A obra de Friedrich W. J. von Schelling (1775-1854), Sistema do idealismo transcendental, busca apresentar a filosofia como sistema, isto é, totalidade de saberes a partir de um só princípio. No caso desse livro, o princípio é a consciência de si. Partindo dela, Schelling investiga a mente humana e suas capacidades, a relação entre a mente individual e a natureza. Ele avança, posteriormente, ao estudo do mundo social, em que a mente humana descobre outras mentes e suas vontades: ética, direito, religião, história e arte. Ao fim dessa “história da consciência de si”, o pensador chega à arte como apresentação concreta da consciência de si e harmonia do indivíduo consigo próprio.