22/03/2024
Lançamento dos livros Saudade do Infinito: ensaios de metafísica romântica I e Forma, ficção, subjetividade e conhecimento
Fundação Joaquim Nabuco, campus Derby
Ocorrerá, na sexta-feira, dia 22 de março, o co-lançamento dos livros Saudade do Infinito: ensaios de metafísica romântica I, de Gabriel Loureiro Pereira da Mota Ramos, e Forma, ficção, subjetividade e conhecimento, organizado por Eduardo César Maia, Eduardo Melo França e José Roberto de Luna Filho. O co-lançamento visa celebrar a reflexão acerca da especificidade do discurso ficcional verbal, a assim chamada Literatura, pensando-a à luz de sua potencia epistêmica, indissociável de um dos seus atributos fundamentais: a ficcionalidade e a forma. Formado pela contribuição de notórios professores e pesquisadores de Teoria Literária, Forma, ficção, subjetividade e conhecimento possui duas partes, uma dedicada à reflexão teórica e uma segunda consagrada à crítica literária. Em tom complementar, Saudade do Infinito: ensaios de metafísica romântica I, de Gabriel Loureiro, enuncia a recuperação contemporânea de um pensamento que, em termos históricos, fora gestado pela geração de intelectuais pós-kantianos denominados primeiro-românticos (Frühromantik). O livro, contudo, não visa estabelecer apenas um comentário histórico-sistemático. Buscando responder às perguntas "por que o homem é o ente capaz do cantar poético?" e "o que se desvela em um tal cantar?", o livro apresenta a fundamentação ontológica para o fato do conhecimento ficcional, em diálogo com pensadores contemporâneos como Alain Badiou, Markus Gabriel e Emanuele Severino. Pela tentativa de repensar a metafísica, Saudade do Infinito é o primeiro passo no caminho pela revitalização do pensamento romântico, compreendido como uma reflexão acerca do poético que coincide, formal e estruturalmente, com o próprio filosofar.
O co-lançamento terá lugar na Sala de Leitura da Fundação Joaquim Nabuco, campus Derby, na cidade do Recife. Convidamos todos que se interessam pelas interfaces e diálogos entre Literatura e Filosofia a este evento cujo objetivo fundamental é celebrar a potência do pensamento poético, que fascina a Filosofia desde seu nascimento.