17/09/2024
NECROPOLÍTICA E PRECARIEDADE NOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DA SECA NO CEARÁ
A experiência de criação, implementação e ampliação de campos de concentração representa uma das políticas de combate às secas mais controversas e criminosas promovidas no estado do Ceará, que tinha como objetivo confinar e controlar os retirantes da seca durante três momentos de longa estiagem na história do nosso estado: 1877, 1915 e 1932. Inseridos neste cenário de profunda negação da vida, que intensivamente lançou mão de mecanismos de controle e de gerenciamento dos corpos, buscamos compreender o fenômeno a partir do arcabouço da bio-necropolítica. Tal arcabouço assume a necropolítica como a manifestação da lógica própria do poder nas sociedades ocidentais, nos termos propostos pelo filósofo Achille Mbembe e atravessado pelo pensamento político de nomes como Carl Schmitt, Walter Benjamin, Hannah Arendt, Michel Foucault e Giorgio Agamben. Este último ocupará espaço de destaque no segundo capítulo por nos ajudar na interlocução com os demais pensadores e nos conduzir com maior clareza ao pensamento mbembiano no capítulo seguinte. Finalizamos nosso itinerário buscando identificar as relações que aproximam a necropolítica e a questão da precariedade em Judith Butler, compreendendo a condição precária como a submissão aos riscos do poder de morte produzida pelo necropoder. A precariedade é resultado da ação dos mecanismos de captura e politização da existência humana próprios da necropolítica, que determina o valor e o desvalor das vidas, separando-as, a partir da racialização, em vidas que merecem viver e vidas que merecem morrer. Ao tocarmos na questão da gestão do luto, concluiremos que a necropolítica, mais que viabilizar a morte do corpo biológico e a fabricação de vidas matáveis, também atua para o apagamento destas vidas mesmo após a sua morte física, tornando a produção de condições mortíferas para determinados corpos parte dos estratagemas do poder na história da política ocidental.
O lançamento do livro digital (e-book) aconteceu no último mês de agosto. O livro pode ser baixado gratuitamente no site da Editora Phillos Academy. Já o lançamento do livro físico acontecerá na segunda semana de novembro, durante programação de preparação para a 42ª Caminhada da Seca, em Senador Pompeu - Ceará.
A publicação do livro contou com recursos provenientes da Lei Complementar N.? 195/2022, a Lei Paulo Gustavo (Senador Pompeu), do Ministério da Cultura e Governo Federal. Também teve o apoio do Programa Filosofia em Rede, do Instituto Trilhas.