25/03/2022
Nietzsche e as mulheres
Nietzsche e as mulheres. Figuras, imagens e tipos femininos
Scarlett Marton
Professora Titular de Filosofia Contemporânea da USP
Sinopse:
As reflexões de Nietzsche sobre as mulheres não têm um lugar marginal em sua obra; elas não se reduzem a preferências pessoais e, menos ainda, a desvios eventuais. Bem ao contrário, inscrevem-se em sua empresa filosófica. É por essa razão que me empenho em relacioná-las com temas centrais do seu pensamento, como o perspectivismo e o experimentalismo, a crítica da metafísica e a luta contra o dogmatismo, a psicologia e a tipologia, os espi?ritos livres e os filósofos do futuro, a vontade de verdade e a ideia de interpretação, o conceito de vontade de potência e a noçãp de força, o eterno retorno do mesmo e o amor fati, as “ideias modernas” e a décadence.
Elucidar as reflexões de Nietzsche sobre as mulheres, fazendo uma leitura imanente de seus textos, tanto dos livros publicados quanto das anotações póstumas, segundo a ordem cronológica, é o meu intuito. Para bem compreender o teor de suas considerações, busquei contextualizá-las de dois modos distintos: restituindo-as no seu contexto imediato e no conjunto do corpus nietzschiano. Esse procedimento permitiu trazer à luz o conservadorismo do filósofo, quando trata das mulheres emancipadas, por exemplo. Mais contundente ainda será a sua crítica às mulheres que pretendem se expressar publicamente sobre política ou filosofia. Quanto a este ponto, suas posições trazem a marca da exclusão que caracteriza a modernidade.
Scarlett Marton é professora titular da Universidade de São Paulo (USP), onde fundou o GEN – Grupo de Estudos Nietzsche. Publicou no Brasil vinte livros, na maioria sobre a filosofia nietzschiana. Membro do conselho científico de HyperNietzsche, Nietzsche-Studien e Monographien und Texte zur Nietzsche-Forschung, é autora de numerosos ensaios publicados na Europa e na América do Sul.