30/06/2025
Nietzsche e o paradoxo
FASBAM - Faculdade São Basílio Magno
O professor da FASBAM, Dr. Rogério Miranda de Almeida acaba de lançar a 2ª edição da obra Nietzsche e o paradoxo, na qual analisa os paradoxos presentes no pensamento de Nietzsche, explorando conceitos como a vontade de potência, o eterno retorno e a crítica à moral.
É uma leitura instigante que propõe novas formas de pensar a arte, a ciência e a religião. O livro convida o leitor a repensar suas convicções por meio de uma análise rigorosa e multifacetada da filosofia nietzschiana.
A obra já está disponível para pré-venda no site da Editora Splendet, da PUC-Campinas, clicando aqui.
Sobre o autor: Rogério Miranda de Almeida é doutor em filosofia pela Universidade de Metz (França) e em teologia pela Universidade de Estrasburgo (França). Lecionou filosofia e teologia no Saint Vincent College, Estados Unidos; filosofia no Pontificio Ateneo SantAnselmo e teologia na Universidade Gregoriana, ambos em Roma. É professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e atualmente é professor de filosofia na Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) e professor de teologia sistemática no Studium Theologicum do Centro Universitário Claretiano. Atua principalmente nas áreas de história da filosofia antiga e medieval (Platão, Agostinho de Hipona, as relações entre fé e razão, fé e ciência); filosofia contemporânea (Schopenhauer e Nietzsche); filosofia e psicanálise (Freud, Lacan, a questão da linguagem, do sujeito e do desejo).