23/03/2022

Ora et labora: estudos sobre Santo Anselmo | Lançamento FASBAMPRESS

Canal da FASBAM no YouTube

 

Título: Ora et labora: Estudos sobre Santo Anselmo

Autor: Manoel Vasconcellos

Link para download gratuito: https://bit.ly/3vPFqsG

Apresentação:

A presente obra reúne alguns estudos que publiquei, ao longo dos últimos anos, sobre o pensamento de Santo Anselmo de Aosta.  A finalidade de revisá-los, reuni-los e apresentá-los em um livro, além de facilitar o acesso a estudantes e outros interessados, quer conferir-lhes certa unidade, tornando mais perceptível o modo como procuro ler e interpretar temas relevantes concernentes à reflexão do Doutor Magnífico.

Anselmo nasce em Aosta, norte da Itália, em 1033. Em 1059 chega ao Mosteiro Beneditino de Le Bec, na Normandia, tornando-se aluno de Lanfranco de Pavia, importante mestre da Dialética. Ali vive por trinta e três anos, chegando a ser Prior e Abade. Em 1093 assume o Arcebispado de Cantuária, na Inglaterra, onde morre em 1109.

Conhecido, na história da filosofia, por seu célebre argumento sobre a existência de Deus, exposto nos capítulos iniciais do Proslogion, a obra anselmiana reflete as profundas convicções de um cristão que não teme dar as razões da sua fé, examinando-a a partir de rigorosa análise conceitual. Assim procede não por duvidar, mas por estar plenamente convencido de que a razão não deve ser temida, já que, se bem conduzida, não vai de encontro à fé, mas proporciona ao crente a alegria de ver confirmados pela razão aqueles princípios fundamentais que são objetos de sua crença e de seu amor.

Os seis estudos apresentados neste livro pretendem mostrar que, no pensamento anselmiano, não há dicotomia entre o monge e o pensador, na medida em que sua reflexão filosófico-teológica está fundamentada na prática da oração e da meditação. Pode-se dizer que o ideal beneditino do ora et labora pervade todas as obras de Anselmo, posto que a sua, por vezes árida, construção teórica, é fruto de um rigoroso trabalho intelectual, sempre precedido pela oração e pela meditação.

Sendo assim, sua obra pode ser compreendida e atrair o interesse do crente, do agnóstico e, até mesmo, do ateu. O primeiro, certamente, levará em conta todo o processo reflexivo; os últimos, no entanto, poderão usufruir do resultado teórico construído em bases filosóficas, uma vez que Anselmo empreende um notável esforço para que suas conclusões, ainda que fundamentadas na fé, sejam a fiel consequência de conclusões lógicas.

Link: https://youtu.be/wiqYduKWdXk