02/09/2021
Pré-venda e lançamento do livro "A formação e a crítica de arte do drama barroco alemão" de Walter Benjamin
[Pré-venda]
Título: A formação e a crítica de arte do drama barroco alemão
Autor: Michel Amary
Prefácio: Olgária Matos
Gênero(s): Filosofia
Link: https://benfeitoria.com/barroco
O livro acompanha o itinerário filosófico de Walter Benjamin na formulação do conceito de Trauerspiel, bem como a sua crítica de arte, no âmbito das experiências intelectuais que presidiram a elaboração desse tema na sua obra, Origem do Drama Barroco Alemão. Em uma linha retrospectiva da história, se concentra em buscar algumas das muitas fontes que alimentaram o preconceito contra o drama barroco entre os contemporâneos e apresentar o teor crítico com que Benjamin o expõe na historiografia da arte. Ao mesmo tempo, apontar como essas pedras fundantes do pensamento alemão, de certa forma, também influenciaram Benjamin em sua constituição original sobre o barroco alemão. Assim, nas singularidades das muitas peças que se encaixam em uma rítmica fragmentada, constrói um mosaico teórico que contempla, de maneira micrológica, os fundamentos filosóficos e conceitos basilares na constituição da leitura de Benjamin sobre o drama barroco alemão e que o instigaram a ocupar-se da crítica de arte como salvação do deutschen Trauerspiel.
No primeiro, aborda a compreensão do barroco alemão a partir de suas origens genéticas, apontando, na tradição alemã de estudos gregos dos séculos XVIII e XIX, a sua mistificação histórica. Aqui passamos por uma historiografia da arte – que se seguiu de Winckelmann até o Romantismo – que acabou por identificá-lo às tragédias áticas. Já no segundo capítulo, examina a compreensão epigonal do drama barroco sob a pretensão historicista e esteticista. Aqui, a visão mitológica é deixada de lado pela tentativa de inscrever o Trauerspiel na história, que não deixará também de ser mistificada pelos clássicos de Weimar, Goethe e Schiller, e, posteriormente, Nietzsche. Por fim, se detem nas leituras de Benjamin e sua crítica de arte. Se, anteriormente, estavam em jogo as noções de símbolo e mito, aqui devemos circunscrever a compreensão de Benjamin sobre o drama barroco alemão, do ponto de vista histórico da alegoria, inscrevendo-o como reflexo da política de seu próprio tempo, e constituindo também respostas para os desafios do presente.