03/05/2022
Publicação da tradução brasileira de God as reason, de Vittorio Hösle
Deus enquanto razão traz uma poderosa contribuição para a tarefa de avaliação filosófica da religião e da teologia e, de fato, à tarefa de se chegar a um arrazoado filosoficamente defensável de Deus. O autor apresenta aqui algumas questões-chave que dizem respeito a teleologia na natureza, teodiceia, liberdade e determinismo, e o problema mente-corpo, em ensaios de clareza exemplar que provêm de um filósofo que compreende seu próprio trabalho sistemático, tanto na filosofia teórica quanto na prática, como um ramo de uma tradição comprometida com um conceito forte de razão, buscando se inspirar especialmente em Platão, Giambattista Vico e Georg Wilhelm Friedrich Hegel, sobre os quais o autor escreveu algumas de suas principais obras.
Vittorio G. Hösle ocupa a Cadeira Paul G. Kimball de Artes e Letras no Departamento de Línguas e Literaturas Russa e Alemã e é professor adjunto de Filosofia e Ciência Política na Universidade de Notre-Dame. Foi o diretor fundador do Instituto Notre-Dame para Estudos Avançados. Seus interesses histórico-filosóficos vão da filosofia antiga (Parmênides, Platão) à filosofia moderna (Maquiavel e Vico) até o idealismo alemão, interessando-se também pelas obras de Hans Jonas e Karl-Otto Apel. Autor de mais de 20 livros, nas obras mais recentes está empenhado na elaboração de uma nova ética capaz de responder aos desafios decisivos do mundo tecnológico.
O tradutor, Gabriel Almeida Assumpção, é bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq na UFOP na área de filosofia (processo número 162879/2020-2) e professor convidado de psicologia na PUC-Minas, lecionando no IEC e na PUC Virtual. Já traduziu a Dedução geral do processo dinâmico, de Schelling, pela LiberArs (2018), e a Filosofia da crise ecológica: conferências moscovitas, de Vittorio Hösle, pela mesma editora (2019). Ainda este ano, está prevista a publicação da tradução de Forças centrífiguas globais, também de Vittorio Hösle.