01/12/2022
Publicação de "Forças centrífugas globais: Um mapeamento do presente a partir da filosofia da história", de Vittorio Hösle. Tradução por Gabriel Assumpção (UFOP)
Sinopse
O que ocorre, atualmente, na política mundial? Desde 2016, há muitos motivos para inquietação: populistas de direita deterioraram a separação de poderes, separatistas põem em risco a União Europeia, Donald Trump dividiu os Estados Unidos e se distanciou da Europa, movimentos migratórios parecem inevitáveis. Vittorio Hösle explica quais modificações econômicas e psicossexuais favoreceram a ascensão dos populistas de direita, quais desenvolvimentos intelectuais
equivocados corroeram o liberalismo clássico e como a autodestruição do Ocidente irá incidir sobre um novo contexto geopolítico. No processo, ele vincula a filosofia da história do progresso de Hegel à teoria de declínio histórico de Spengler.
Sobre o Autor
Vittorio Hösle
Vittorio Hösle ocupa a Cadeira Paul G. Kimball de Artes e Letras no Departamento de Línguas e Literaturas Russa e Alemã e é professor adjunto de Filosofia e Ciência Política na Universidade de Notre-Dame. Foi o diretor fundador do Instituto Notre-Dame para Estudos Avançados. Seus interesses histórico-filosóficos vão da filosofia antiga (Parmênides, Platão) à filosofia moderna (Maquiavel e Vico) até o idealismo alemão, interessando-se também pelas obras de Hans Jonas e Karl-Otto Apel. Autor de mais de 20 livros, nas obras mais recentes está empenhado na elaboração de uma nova ética capaz de responder aos desafios decisivos do mundo tecnológico.
Tradutor: Gabriel Almeida Assumpção - Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq. Processo: 162879/2020-2. Instituição de Execução: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Autor da obra "Criação das artes plásticas e produtividade da natureza em Friedrich Schelling" (Edições Loyola, 2022).