17/12/2024
Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade v. 29 n. 02 (2024)
O volume 29, número 02 (julho - dezembro 2024) dos "Cadernos de filosofia alemã: Crítica e modernidade" acaba de ser publicado, o primeiro inteiramente editado em software livre.
O número contém cinco artigos, duas traduções e uma resenha, avaliados por análise cega de pares.
Apresentamos os artigos de: Francisco Luciano Teixeira Filho sobre a história na Dialética do esclarecimento; Nathalia Claro Moreira sobre a história em Heidegger; Sarah Bonfim Matos Nunes sobre a dependência nos primeiros textos de Mary Wollstonecraft; Gabriel Loureiro Pereira da Mota Ramos sobre a apropriação de Novalis e Schlegel do juízo estético de Kant; Paulo Roberto Pinheiro da Silva sobre a influência de Lask em Heidegger e Cassirer.
Além disso, Hernandez Vivan Eichenberger apresenta e traduz "A 'questão social' no intercâmbio cultural francês-alemão: Gans, Marx e a recepção de Saint-Simon”, de Myriam Bienenstock; e Renato Costa Leandro apresenta e traduz “Goethe como filósofo”, de Eckart Förster.
Por fim, apresentamos a resenha de João Evangelista Fernandes de A loucura de Hölderlin - crônica de uma vida habitante 1806-1843, de Giorgio Agamben (Tradução de Wander Melo Miranda. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2022).