01/01/2022
Chamada de artigos para o tema Teoria Crítica e a Transversalidade
Pernambuco
Iniciando as comemorações do centenário da Escola de Frankfurt, a revista Cacto - Ciência, Arte em Comunicação Transdisciplinar, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, convida as/os pesquisadoras/es das diversas áreas de conhecimento a contribuírem com o número especial comemorativo a ser lançado pela revista em 2022. Criada no segundo semestre de 2021, nossa revista pretende lançar sua segunda edição no primeiro semestre de 2022. Os artigos serão recebidos em fluxo contínuo, de janeiro a junho deste ano. A partir da temática Teoria crítica e transversalidade, a revista Cacto espera poder apresentar ao público uma rica pluralidade de autores das mais diversas áreas do conhecimento já que, desde suas raízes, o Instituto de Pesquisa Social Crítica traz a pluralidade de ideias como marca central.
Fundada em fevereiro de 1923, a Escola de Frankfurt foi um movimento de análise e pensamento filosófico e sociológico que surgiu na Universidade de Frankfurt. Tinha como objetivo estabelecer um novo parâmetro de análise social com base em uma releitura do marxismo. A teoria estabelecida pelos intelectuais da Escola de Frankfurt é chamada de teoria crítica por dois motivos: primeiro, porque faz uma crítica social do desenvolvimento intelectual da sociedade que incide sobre as teorias iluministas; e, em segundo lugar, porque propõe uma leitura crítica do marxismo, com novas propostas que pretendem alargar as contribuições do marxismo clássico sem perder de vista os principais ideais políticos do pensamento de esquerda.
A intenção desta publicação é estimular a pesquisa a respeito dos autores que compõem o movimento e as mais diversas intersecções estabelecidas entre a Teoria social e os saberes.
O envio dos textos deverá ser feito por meio do site da revista (https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/about/contact), conforme as Diretrizes para Autores.