31/03/2024

Lançamento do 'Dossiê Existências' da Revista Ítaca (Nº40[2024])

Lançamento Virtual

A Revista Ítaca (ISSN: 1679-6799), Qualis B1, Revista de Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem prazer em anunciar o lançamento do "Dossiê Existências" (nª40[2024]).

Este dossiê tem por objetivo abordar as temáticas relativas à existência humana, compreendida como modo de ser no mundo, em relação direta e imediata com a situação fática na qual ela está inserida, e a partir do qual ela se realiza. Tal forma de compreender a realidade humana deriva de uma falência da concepção moderna de compreender o sujeito apartado da realidade, em uma compreensão restrita à epistêmica. A partir disso, a consciência não se resume a uma dimensão de conhecimento do mundo, mas a uma relação de existência, em sua modalidade originária pré-reflexiva e pré-predicativa, ao modo de uma participação no mundo. Deste modo, a consciência humana não é compreendida como "produtora de interioridade" (Sartre, 1939, 1943), o que a levaria a ser compreendida como um "absoluto solitário" (Merleau-Ponty, 1946) que dá origem ao mundo em sua esfera de imanência. Agora, reinserida novamente em sua situação fática, "homem entre homem, coisa entre as coisas" (Sartre, 1939) a realidade humana é convocada a se engajar neste mundo que lhe é inalienável – na medida em que ela só existe em relação a ele, e este mundo só se revela a partir dela. 

Tal concepção de existência, como esta totalidade sintética indissociável (Sartre, 1943) – entre o ser do mundo fático e o ser indeterminado da realidade humana, que só existe em relação – só é possível após a superação da "ilusão do trás mundos", propiciada por Nietzsche, em sua crítica à metafísica moderna. Buscamos, com isso, enfatizar a relevância do pensamento nietzscheano para superar o dualismo clássico, evidente em uma concepção moderna de subjetividade, que carece de tal participação no mundo – o que, para Nietzsche, se mostra ainda produto de uma herança platônica que se revela ainda não superada no pensamento moderno. Portanto, privilegiaremos, nesta edição temática, tratar de artigos que salientam a importância de pensar, ainda nos dias de hoje, as teorias de autores como Friedrich Nietzsche, que nos revela o teor trágico da existência humana, bem como a tradição existencial que o precede, incluindo autores como Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty, bem como suas heranças que remontam a influências como Martin-Heidegger, Edmund Husserl, Albert Camus e Søren Kierkegaard.

 

Organização/Editoração do Dossiê: Tássia Vianna de Carvalho (PPGF/UFRJ)

Acesso em: n. 40 (2024): Dossiê Existências | Ítaca (ufrj.br)
E-mail oficial para contato: revistaitacappgf@gmail.com 

SUMÁRIO:

EDITORIAL:

  • Um Olhar sobre a Condição Humana (p. 3-21)
    Tássia Vianna de Carvalho

ARTIGOS:

  • A Ideia de Lógica Pura na Proposta de Fenomenologia Elaborada por Edmund Husserl em suas Logische Untersuchungen (pp. 22-45)
    Raphael Thomas Ferreira Mendes Pegden
     
  • Notas para uma Aproximação com o Existencialismo (pp. 46-77)
    Higor Claudino
     
  • Notas sobre o Momento da Existência na Filosofia Francesa (pp. 78-103)
    Rafael Molina
     
  • Merleau-Ponty às voltas com a Psicologia: Dificuldades e Perspectivas de seus Primeiros Escritos (pp.104-126)
    Rafaela Ferreira Marques
     
  • O Momento da Expressão (pp. 127-146)
    André Dias de Andrade
     
  • “Vida Imaginária” e “Vida Real”: a ambiguidade da correlação indissociável entre dois planos irredutíveis um ao outro (pp. 148-171)
    Gabriel Gurae Guedes Paes
     
  • Engajar-se artisticamente: o ser humano como ponto de partida da mudança (pp.172-182)
    Braulio Giordano
     
  • Existência e finitude I: o enigma de uma morte vivida em Jean-Paul Sartre (1936-1940) (pp.183-211)
    Thiago Sitoni Gonçalves
     
  • “[…] o homem é o Deus do homem” e a Morte de Deus: Considerações Acerca do Ateísmo de Feuerbach e Nietzsche (pp. 212-239)
    Wesley de Jesus Barbosa

RESENHAS:

  • A Invasão Vertical do Barbarismo de Mário Ferreira dos Santos (pp. 241-275)
    Paulo Henrique Fernandes da Silva Ferreira Braga
     
  • Resenha: Gouveia, Steven S. Thinking the New World: Conversations on Artificial Intelligence. Braga, Portugal: Independently published, 2022 (276-283)
    Romeu Ivolela

TRADUÇÕES:

  • Trans-anarquismo: corporeidade transgênera e desestabilização do estado (pp. 285-318)
    Elis L. Herman; [Trad. Bruno Latini Pfeil; Cello Latini Pfeil]

Link: https://revistas.ufrj.br/index.php/Itaca/issue/view/2785