20/12/2021

Prêmio e chamada de textos para número especial da revista O Curandeiro

Maputo, Moçambique

Prêmio e chamada de textos para número especial da revista O Curandeiro

Venho aqui convidar autores e autoras do Brasil e de Moçambique para participarem em um número especial, dedicado à escrita alternativa e ao pensamento autoral, da revista moçambicana de filosofia O Curandeiro. Serão publicados pelo menos dez textos de alta qualidade que (a) sejam escritos em forma de diálogo, aforismos ou algum outro estilo de escrita alternativo, e que (b) não sejam comentários sobre um autor ou uma autora do cânone ocidental. Todos participantes e todas participantes precisam se comprometer a ler e emitir pareceres sobre dois textos submetidos para a revista O Curandeiro. Pelo menos dois textos receberão um prêmio simbólico de 150 reais para a compra de livros da Coleção X publicada pela editora brasileira Ape’Ku. Para autores e autoras de Moçambique, um prêmio alternativo poderá ser discutido.

1) Se você quiser colaborar, mas não como autor ou autora, escreva um e-mail para murilorseabra@gmail.com e no campo assunto escreva “Curandeiro – Número Especial – Colaborador” ou “Curandeiro – Número Especial – Colaboradora”. No corpo do e-mail, descreva como você quer colaborar. Você pode colaborar como parecerista, ofertando prêmios extras etc. Como somos uma equipe pequena, toda ajuda será bem-vinda.

2) Se você quiser submeter um texto para a revista O Curandeiro, mas não para o número especial, siga as instruções na página da revista.

3) Se você quiser submeter um texto para o número especial, envie um e-mail para murilorseabra@gmail.com e no campo assunto escreva o título do seu texto. Por exemplo, se o título do seu texto for “Lógica e política”, no campo assunto escreva “Curandeiro – Número Especial – Texto – Lógica e política”. No corpo do e-mail, você não precisa escrever nada. Veja abaixo como preparar os anexos.

4) O e-mail com seu texto submetido para o número especial da revista O Curandeiro precisa ter seis anexos, três em .doc e três cópias exatas em PDF.

5) O seu texto, submetido de forma anônima, deve ser enviado em .doc e em PDF. Se o título do texto for “Lógica e política”, então os dois arquivos deverão se chamar “Lógica e política”.

6) A segunda dupla de anexos identificará a autoria. Se o título do texto for “Lógica e política” e as autoras forem “Maria de Sousa” e “Luciana Martins”, então o nome tanto do .doc quanto do PDF deverá ser “Lógica e política – Maria de Sousa – Luciana Martins”. No corpo dos arquivos, acrescente a formação e os dados para contato. Por exemplo, “Lógica e política, Maria de Sousa, graduada em filosofia (mariadesouza@gmail.com) e Luciana Martins, graduada em pedagogia e mestra em antropologia (lumartins@yahoo.com.br)”.

7) O nome da terceira dupla de anexos deverá ser formado pelo título do texto seguido de “Sobre o texto” (por exemplo, “Lógica e política – Sobre o texto”). Essa dupla de anexos deverá conter uma breve apresentação ou descrição do texto.

8) Se você for colaborador ou colaboradora, você poderá também participar do número especial como autor ou autora. Nesse caso, você terá que enviar dois e-mails separados, um explicando como você pretende colaborar com o número especial e outro com seu texto para o número especial. Se o seu texto for publicado, ele será identificado como texto de colaborador ou colaboradora.

9) Você pode para enviar mais de um texto para o número especial.

10) Será dada preferência para textos escritos em forma de diálogo, aforismos ou algum outro estilo de escrita alternativo. No entanto, textos escritos na forma tradicional de artigo também poderão ser selecionados. No fundo, o que importa é a qualidade.

11) Você pode usar a primeira pessoa do singular (“Eu acredito que...”). O seu texto não será desfavorecido caso use a primeira pessoa do singular.

12) Se você estiver escrevendo em aforismos, você poderá numerá-los ou simplesmente colocar um asterisco centralizado entre eles.

13) Se você estiver escrevendo um diálogo, tome cuidado para o travessão não ser curto demais (“-”); com shift+alt talvez você consiga um travessão de tamanho adequado (“—“).

14) Você poderá escrever sobre autores e autoras da América Latina e da África, mas a preferência será dada para textos autorais, isto é, textos nos quais os autores e as autoras tecem suas próprias reflexões ao invés de escrever sobre as reflexões de outrem. Lembre que você pode enviar o seu texto para a revista O Curandeiro sem enviá-lo para o número especial.

15) O seu texto não precisa ter citação e portanto não precisa ter bibliografia. Se tiver epígrafe, ela precisará ser devidamente referenciada. O seu texto não será desfavorecido caso não contenha nenhuma citação.

16) Você pode citar e mencionar autores e autoras dos países hegemônicos (Estados Unidos, França, Alemanha etc.). Mas para cada autor ou autora dos países hegemônicos que você citar e mencionar, você precisará citar e mencionar pelo menos um autor ou uma autora da América Latina ou da África.

17) Caso seu texto tenha referências bibliográficas, use o subtítulo “Referências”.

18) Para a citação de artigos, use o seguinte modelo: SOUSA, Maria & MARTINS, Luciana. “Lógica e política: Um estudo sobre possibilidades e impossibilidades”. In: O Curandeiro, Vol. 3, No. 1, 2020, pp.25-34. Para a citação de livros: SOUSA, Maria & MARTINS, Luciana. Lógica e política. Maputo: Editora Filosófica, 2020. Para a citação de capítulos de livros: SOUSA, Maria & MARTINS, Luciana. “Lógica e política”. In: PIRES, João, CORDEIRO, Joana & CRUZES, Fátima. Maputo: Editora Filosófica, 2020. Para a citação de filmes: SOUSA, Maria & MARTINS, Luciana (dir.). Lógica e política (120 min.). Brasil, 2020. Para a citação de músicas e outras fontes, use esses modelos como inspiração.

19) Você não precisa criar parágrafos isolados para fazer citações longas; se quiser fazê-lo, deixe o espaço de uma linha tanto antes quanto depois da citação.

20) No corpo do texto, você pode citar usando notas de rodapé (mas sempre as coloque no final, nunca no meio das frases) ou usando o formato (SOUSA & MARTINS 2020:32).

21) O seu texto deve ter entre 3.000 e 10.000 palavras, incluindo título, notas e referências bibliográficas. Mas há uma margem de manobra, porque, como já foi dito, o que importa é a qualidade.

22) Use espaçamento simples. Use uma das seguintes fontes: Arial, Avenir, Calibri ou Times New Roman, tamanho 12. O corpo do texto deve ser justificado. Coloque o título centralizado em negrito, tamanho 16. Não deixe espaço entre os parágrafos.

23) Não use a função do Word conhecida como “quebra de página”.

24) Os resumos e as palavras-chave em português, espanhol e inglês são opcionais. Cada resumo deve ter entre 50 e 100 palavras. Você pode usar três palavras-chave. O seu texto não será desfavorecido caso não tenha resumo ou palavras-chave.

25) Use numerais arábicos para as notas de rodapé (1, 2, 3 etc.). Não coloque notas de rodapé no meio das frases, só no final delas ou dos parágrafos.

26) É recomendável que você revise seu texto antes de enviá-lo; se um número grande demais de correções precisar ser feito, o seu texto será eliminado, mesmo que seja de alta qualidade; no entanto, o seu texto não será prejudicado caso contenha “erros” visivelmente intencionais.

27) Você pode usar imagens, gráficos ou tabelas no seu texto, contanto que sejam de sua autoria; nesse caso, coloque as imagens, os gráficos ou as tabelas em seus devidos lugares no corpo do texto; além disso, envie um sétimo anexo com o título do texto seguido por “Imagens”, “Gráficos”, “Tabelas” ou ainda “Imagens, Gráficos e Tabelas” (por exemplo, “Lógica e política – Imagens e Tabelas”), contendo as imagens, os gráficos e as tabelas. Você provavelmente terá que seguir instruções subsequentes, então fique atento ou atenta aos seus e-mails.

28) Se você não receber um e-mail de confirmação de recebimento do seu texto, escreva de novo solicitando-o.

29) Fique atento ou atenta para quaisquer e-mails que você possa receber.

30) Você precisará avaliar dois textos submetidos para o número especial da revista O Curandeiro. A partir da data em que recebê-los em sua caixa de e-mail, você terá apenas um mês para enviar suas avaliações. Se você não responder a tempo, o seu texto poderá ser desclassificado.

31) As suas avaliações poderão ser publicadas ou enviadas de forma anônima para os autores ou as autoras dos textos avaliados. Se elas forem ofensivas (se fizerem críticas superficiais e pouco argumentadas etc.), é pouco provável que elas sejam enviadas para os autores ou as autoras dos textos avaliados e menos provável ainda que sejam publicadas.

32) Se você tiver que corrigir seu texto, você também terá um tempo curto para fazê-lo.

33) Com o objetivo de compreender melhor as práticas institucionais dos departamentos de filosofia, você poderá ser solicitado ou solicitada a relatar experiências pessoais a serem publicadas de forma anônima.

34) O seu texto precisa ser inédito e não ter sido submetido para publicação em nenhum outro lugar. Mas isso pode ser negociado, contanto que a negociação seja feita às claras.

35) Se você descumprir alguma coisa por desatenção ou por qualquer outro motivo, é possível que, mesmo assim, o seu texto seja publicado. Como já foi dito, nossa equipe é pequena. Então é importante que você pelo menos tente seguir as regras aqui explicadas. Queremos divulgar seu trabalho, mas precisamos da sua ajuda.

36) Você não precisa ter formação em filosofia para participar. O seu texto não será desfavorecido caso você não tenha formação em filosofia e não será favorecido caso tenha. O seu texto não será desfavorecido caso você só tenha graduação e não será favorecido caso tenha mestrado ou doutorado. O que importa é a qualidade do seu texto, não sua titulação.

37) Se você for um professor ou uma professora que quer escrever um texto para o número especial da revista O Curandeiro, mas não tem interesse na premiação de 150 reais para a compra de livros da Coleção X, você poderá repassá-la para um estudante ou uma estudante da sua escolha ou então para um texto publicado no número especial da sua escolha.

38) É recomendável escrever com naturalidade, sem pompa. Não recorra ao dicionário para usar palavras difíceis, porque isso obrigará seus leitores e suas leitoras a recorrerem ao dicionário para decifrá-las. O seu texto não será desfavorecido caso seja ostensivamente erudito e pomposo, mas ele também não será favorecido por isso. A vivacidade, a fluidez e a sagacidade são mais importantes do que a demonstração de conhecimento.

39) Se você ainda tiver dúvidas em relação às regras acima, lembre que se uma coisa não foi proibida, então ela é permitida. Por exemplo, nada se disse aqui a respeito do uso de gírias. Isso significa que é permitido usá-las. Mas, por favor, mantenha em mente que temos leitores e leitoras de dois países diferentes, Brasil e Moçambique. Talvez seja uma boa ideia explicar suas gírias em notas de rodapé.

40) Se você ainda tiver dúvidas quanto ao tipo de texto que deve enviar para esse número especial da revista O Curandeiro, você pode tirar suas dúvidas lendo o famoso discurso do professor Oswaldo Porchat Pereira, o texto Filosofia brasileira – uma questão? do professor Rafael Haddock-Lobo publicado na Coluna Anpof ou ainda o texto Desafiando a divisão internacional do trabalho intelectual: a revista moçambicana de filosofia O Curandeiro está aberta a contribuições brasileiras, também publicado na Coluna Anpof.

O número especial da revista O Curandeiro começará a ser preparado assim que os dez primeiros textos forem selecionados. Depois que o número especial for publicado, as submissões serão encerradas. Você saberá se seu texto foi selecionado ou não entrando na página da revista. Uma nota de publicação do número especial será enviada para divulgação pela Anpof. Por causa das limitações da nossa equipe, não nos comprometemos a notificar os autores e as autoras sobre a decisão final. Se seu texto for premiado, você receberá um e-mail. Você terá um mês para se manifestar. Caso não se manifeste, o seu prêmio poderá ser realocado. Se o seu texto for escrito em coautoria, o prêmio terá que ser dividido entre os coautores ou as coautoras. Se não recebermos um número suficiente de textos até junho de 2022 que justifique a publicação do número especial, precisaremos cancelar o projeto. Você será imediatamente notificado ou notificada.

O objetivo desse número especial da revista O Curandeiro e da premiação de 150 reais para a compra de livros da Coleção X é encorajar e agregar pessoas no Brasil e em Moçambique interessadas em pensar com as próprias forças. As regras acima foram formuladas com esse objetivo em mente. Se você se incomoda com a divisão internacional do trabalho intelectual (segundo a qual é dever dos países hegemônicos produzir conhecimento e dos países periféricos consumi-lo e reproduzi-lo) e está à procura de um espaço mais arejado, onde você tenha liberdade para desenvolver suas reflexões, ideias e teorias, sinta-se em casa.

Murilo Rocha Seabra

Doutor em Filosofia pela La Trobe University

Coeditor da revista O Curandeiro

 

Link: http://www.revista.up.ac.mz/index.php/OCURANDEIRO