26/08/2024

Revista Limiar - Dossiê Funções da Arte

Revista Limiar. Chamada para o dossiê "Funções da Arte". Submissões até 28 de Fevereiro de 2025. https://periodicos.unifesp.br/index.php/limiar/announcement

Dossiê “Funções da Arte”.

Certa vez, Walter Benjamin afirmou que o efeito exercido pelos experimentos brechtianos era, antes de tudo, pedagógico, depois, político, e só por fim poético. Sua provocação indicava que manifestações usualmente tomadas como obras de arte – a prosa literária, a lírica, o drama – podem exercer funções que ultrapassam o domínio circunscrito do artístico. Benjamin pensava no contexto de vanguardas que almejavam levar a arte para além daquela concepção de fruição desinteressada que determinara paulatinamente a consolidação de sua autonomia e da estética enquanto disciplina filosófica na Modernidade. Ao apontar funções não artísticas para fenômenos que nos acostumamos a considerar como arte, ele evidenciava a historicidade da noção de obra autônoma, considerando outras funções para textos, imagens e artefatos. Se nos voltarmos para o passado, vemos então que determinados objetos, como uma imagem a serviço da evocação de uma divindade, passaram a ser observados pelo prisma de uma arte particular, como a escultura e a pintura, em época muito posterior a seu surgimento, frequentemente sendo deslocados de seu local de origem – um templo, uma igreja, uma praça – para o ambiente por excelência destinado à contemplação de objetos sem função prática, teórica ou religiosa – o museu. Exigências do tempo presente, por sua vez, podem evidenciar que os critérios oriundos do âmbito da arte autônoma se mostram insuficientes para produções surgidas a partir de uma posição crítica perante meios artísticos consolidados. Simultaneamente, também é necessário observar que obras autônomas, em princípio sem finalidade, inevitavelmente exercem uma função social à medida que estão mediadas por condições materiais e técnicas desde o momento de sua produção até a recepção. O debate sobre sua função social não se restringe assim às estratégias para sua politização.

Com base nessas considerações, a revista Limiar propõe um dossiê destinado a pensar as “funções da arte” a partir de contextos e abordagens os mais diversos. Considerações sobre a formação da autonomia artística na estética europeia são tão bem-vindas quanto aquelas que debatam as limitações dessa tradição para a compreensão de fenômenos produzidos em outros contextos históricos, geográficos e culturais. Do mesmo modo, são igualmente pertinentes o debate de amplo escopo sobre o lugar da arte e de suas instituições no mundo contemporâneo, associado a questões sociais, políticas e culturais, e as análises de obras particulares que evidenciem o impacto da modificação dos meios e gêneros artísticos nas funções da arte. Além de artigos, a Limiar incentiva igualmente a submissão de resenhas de livros recentes, publicados no Brasil e no exterior, que debatam as questões propostas pelo dossiê.

Link: https://periodicos.unifesp.br/index.php/limiar/announcement