Relatório - A "explosão" dos estudos de gênero na filosofia: uma análise de tendências a partir da ANPOF
Em 2018, o livro "Explosão Feminista", de Heloísa Buarque de Hollanda nos trouxe um panorama do avanço da pauta feminista no Brasil a partir de 2013 em várias frentes, como a cultural, política, acadêmica e artística.
Neste ano de 2022, a ANPOF interessou-se por um mapeamento do fenômeno da "explosão feminista" que rastreasse o avanço dos estudos de gênero na pós-graduação em Filosofia no Brasil, identificando padrões a partir da produção científica exposta na Plataforma Lattes. Como a "explosão feminista" expressou-se nas produções dos PPGs de Filosofia na última década? Como a já bem identificada desigualdade de gênero entre pesquisadores impacta na produção de conteúdo filosófico relacionado a esta temática? O que os dados levantados nos dizem sobre o futuro dos estudos sobre gênero nos PPGs de Filosofia?
Os resultados deste mapeamento técnico, realizado por uma consultoria especialista em levantamento de dados, foram apresentados pela ANPOF no XIX Encontro Anpof, durante a mesa redonda "Filosofia, Gênero e Regionalidade: Mulheres Filósofas por todo o Brasil".