Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
RECEBA O BOLETIM POR EMAIL
Com o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos de filósofas e discutir a presença das mulheres na Filosofia no Brasil, realizamos mais um Anpof 8M ao longo deste mês de março.
Na campanha tivemos uma roda de conversa sobre Pesquisa e Maternidade, promovida em parceria com a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, duas entrevistas publicadas em parceria com a Revista Humanitas e produzimos também um podcast sobre Filosofia e Gênero. Além desta produção de conteúdos, publicamos ao longo das últimas semanas uma reunião de 16 livros escritos ou organizados por mulheres e oito colunas especiais produzidas pelos Grupos de Trabalho de mulheres filósofas da Anpof. Veja só o que rolou:
Roda de conversa
No dia 8 de março, dia das mulheres, aconteceu uma Roda de Conversa sobre Pesquisa e Maternidade ao vivo no YouTube, promovida em parceria com a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. No encontro entre as professoras convidadas, Dra. Mitieli Seixas (UFSM) e a Dra. Maria Carlotto (UFABC), com mediação das professoras Dra. Silvana Ramos (USP/RBMF) e Dra. Georgia Amitrano (UFU/Anpof), foi posta a seguinte questão: A quem a maternidade atrapalha, de fato?
Podcast Anpof
Para abrir uma série de podcasts sobre as temáticas do XX Encontro Anpof, mas também contemplar as discussões do 8M, a gente recebeu as professoras Carla Rodrigues (UFRJ) e Yara Frateschi (Unicamp) para falar sobre Filosofia e Gênero, tema de uma das mesas redondas do evento que acontece entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro deste ano, em Recife. Nesta conversa, as professoras compartilharam as trajetórias que as levaram às feministas negras e como isso ampliou as suas reflexões e mudou seus trabalhos. Elas refletem sobre a nova realidade das salas de aula, cada vez mais diversas, e como se torna incontornável uma mudança que surge no fazer teórico e culmina numa nova postura de estar em sala de aula e orientar. Ouça o episódio.
Entrevistas em parceria com a Revista Humanitas
Interseccionalidades: GT Filosofia e Gênero entrevista Juliana Aggio, Joana Tolentino e Maria Fernanda Novo.
Colunas Especiais
Livros escritos ou organizados por filósofas
Feminismo e capitalismo: um rompimento necessário (Editora Fi, 2024), de Roberta da Cunha Rodrigues - dissertação vencedora da última edição do Prêmio Anpof.
Memórias de significância (Editora CRV, 2022), de Maria Cristina de Távora Sparano.
Filosofia Feminista (Editora SENAC São Paulo, 2023), organizado por Maria de Lourdes Borges, Márcia Tiburi e Susana de Castro.
Agradecemos a todas as mulheres de nossa comunidade que, por mais um ano, se engajaram em nossa campanha Anpof 8M e a todas e todos que acompanharam esse debate tão necessário para nossa área.