BOLETIM ANPOF - ESPECIAL: Novembro negro da Anpof. Confira tudo que rolou!
|
||
Neste mês de novembro a consciência negra pautou nossas conversas por aqui. Se você não acompanhou, veja abaixo tudo o que rolou por aqui.
Em nossa coluna começamos o mês com a doutoranda Laíssa Ferreira (Unicamp) discutindo sobre intelectuais negras e o uso da interseccionalidade. Em seguida, Leonardo Rennó, professor colaborador da Unicamp, colocou em debate o racismo e o cânone filosófico e Viviane Botton, que faz pós-doutorado na UERJ, seguiu a conversa escrevendo sobre de(s)colonialidade e o cânone filosófico. Encerramos o mês com um potente manifesto coletivo de filósofas negras assinado por trinta pesquisadoras.
O nosso podcast recebeu o Podcast Filosofia Pop, que nos brindou com um excelente episódio sobre consciência racial. O professor Marcos Carvalho Lopes (UNILAB) convidou a professora Matilde Ribeiro (UNILAB) e o professor Kabengele Munanga (USP/UFRB) para essa conversa.
A doutora Adilbênia Freire Machado (UFC) e o professor Luís Thiago Freire Dantas (UERJ), coordenadores do Eixo Filosofia Africana e Afro-Diaspórica da Associação de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), coordenaram a série de entrevistas teias ananseanas de filosofias africas no/do Brasil. Eles, que são membros do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana da Anpof, entrevistaram cinco pesquisadoras e pesquisadores sobre o tema.
A doutora Naiara Eugenia (UERJ) abriu a série falando sobre filosofia estética iorubá e o prof. Dr. Marcos Carvalho (Unilab) compartilhou sobre o “Filosofia Pop” e a construção de outros cenários filosóficos no Brasil. Em seguida, o prof. Dr. Eduardo Oliveira (UFBA) defendeu a importância da filosofia africana como uma perspectiva filosófica contra o racismo, o sexismo, a lgbtfobia e o classicismo e o prof. Dr. Wanderson Flor Nascimento (UnB) seguiu a defesa dessa filosofia como uma forma de pensar outras formas de fazer filosofia. Encerra a série a doutoranda Aline Matos da Rocha (Unb) argumentando sobre a contribuição da filosofia africana para a construção de um senso de responsabilidade teórico e social.
Encerramos nosso mês com nossa roda de conversa da Anpof discutindo a presença das pessoas negras na filosofia no Brasil. Reunimos para esta conversa a profa. Dra. Adriana Delbó (UFG), a profa. Dra. Helena Theodoro (UFMG), a Dra. Maria Fernanda dos Santos (USP) e o prof. Dr. Luís Thiago Freire Dantas (UERJ), com mediação do prof. Dr. Érico Andrade (UFPE).
Acesse os conteúdos e contribua com o debate sobre consciência negra em nossa comunidade.
|