BOLETIM ANPOF ESPECIAL
Esta semana foi marcada por um ataque obscurantista e tacanho à filosofia, às humanidades em geral e à universidade pública. Mas também foi definida por uma solidariedade e um apoio muito fortes, por instituições e pessoas, nacional e internacionalmente. Imediatamente após a publicação das falas do ministro e do presidente, na última sexta-feira (26/04), a ANPOF publicou uma nota que repercutiu imediatamente na imprensa e conta hoje com o apoio nominal de mais de cinquenta entidades nacionais e internacionais. A nota teve mais de 70 mil acessos diretos em nossa página na internet e foi compartilhada quase 10 mil vezes no Facebook, atingindo mais de meio milhão de pessoas, de acordo com a rede social. Várias outras manifestações foram feitas com nosso apoio e seguem neste boletim.
Além disto, contamos com apoio irrestrito da SBPC e da Rede Iberoamericana de Filosofia, às quais somos filiados, e das associações congêneres da área de humanidades e também de outras áreas. Também recebemos apoio de várias das mais importantes associações filosóficas do mundo e ainda apoios individuais de pesquisadores de todas as áreas e de todas as partes. Elegeram-nos como inimigos prioritários e certamente seremos combatidos de forma sistemática, mas não deixaremos de resistir e também de divulgar nossas atividades e nossa contribuição para a sociedade brasileira. Para isto, a contribuição da comunidade na produção e no compartilhamento de conteúdo será fundamental.
Esta semana deixou claro também que não estamos sós, que temos muito apoio e que a disputa não é vã. Este boletim especial parece-nos uma indicação notável disto.