BOLETIM ANPOF ESPECIAL
Ensino de Filosofia em pauta
O ano por aqui começou com o ensino de Filosofia pautando nossos meios de comunicação.
Em meio ao debate “Revoga Ensino Médio”, a Anpof divulgou, no mês de fevereiro, uma série de conteúdos para fomentar o debate, pensando sobretudo o ensino de Filosofia nesse contexto.
Compartilhamos uma entrevista em estúdio realizada durante o XIX Encontro Anpof, no ano passado, em Goiânia, que discutiu a Filosofia e a nova BNCC. A conversa, conduzida pelo prof. Dr. Silvio Carneiro (UFABC), contou com a participação da profa. Dra. Dalva Aparecida Garcia (PUC/SP) e do professor Dr. Christian Lindberg (UFS). O professor Christian também foi entrevistado por nossa equipe e o resultado foi publicado na Revista Humanitas, onde o professor discute a presença volátil da Filosofia nos currículos de educação e os desafios do ensino.
Seguindo o debate, ontem (28/2), a profa. Dra. Rúbia Vogt (UFRGS), o prof. Dr. Leonardo do Couto (CEFET/RJ) e a profa. Dra. Patrícia Velasco (UFABC) participaram da roda de conversa da Anpof, conduzida pela profa. Dra. Taís Pereira (CEFET/RJ), de nossa diretoria. Eles discutiram os caminhos pedagógicos e políticos para a permanência do ensino de filosofia diante da progressiva implementação do Novo Ensino Médio.
Divulgamos ainda a gravação de cinco mesas que aconteceram durante o V Encontro Anpof/EB, realizado em Goiânia, em outubro do ano passado. As mesas debateram experiências de (r)existência para preservar o Ensino de Filosofia na educação básica, especialmente após as mudanças ocorridas com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da lei nº13.415/2017; ensino de filosofia, decolonialidade e gênero; filosofia e infâncias na educação básica; formação do/a professor/a de Filosofia no contexto da BNC e caminhos para o ensino de filosofia no contexto do novo ensino médio.
Pensando novas formas de ensino, também conversamos sobre olimpíadas de filosofia em nosso podcast, gravado também em Goiânia no ano passado. Recebemos os professores Felipe Pinto (CEFET/RJ) e Marcelo Guimarães (Unirio), numa conversa mediada pela professora Lara Sayão (SEE/RJ) que integra o coletivo que organiza as Olimpíadas de Filosofia do Estado do Rio de Janeiro desde sua criação.
Acesse o conteúdo, compartilhe com seus estudantes e colegas, e vamos seguir o debate.
Até mais!