Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
RECEBA O BOLETIM POR EMAIL
O mês das mulheres está chegando ao fim e queremos fazer dois convites pra você.
O primeiro é para participar da nossa última roda de conversa deste mês, amanhã (31/3), às 19 horas em nosso Canal no YouTube. Representando a nossa diretoria, a profa. Dra. Tessa Moura Lacerda vai receber Mariluce Moura, Amelinha Teles e Janaína Teles. Uma roda de conversa para não esquecermos as memórias da ditadura através de mulheres, mães e filhas que vão compartilhar suas resistências, lembranças e escritas da história do Brasil.
Amelinha Teles, militante feminista e dos direitos humanos, é da Comissão de familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. Janaína Teles, professora de História do Brasil da UEMG, é autora de diversos artigos e livros sobre a história da ditadura militar e seu legado e militante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos da ditadura. Mariluce Moura tem uma vasta carreira no jornalismo científico, tendo criado a Revista Fapesp. Foi presa em 1973, assim como seu marido, Gildo Macedo Lacerda, assassinado neste mesmo ano. Seu corpo jamais foi entregue à família para o funeral.
O nosso segundo convite é para ler, ouvir e assistir a tudo que rolou por aqui neste mês.
Para ouvir:
O nosso Podcast recebeu as professoras Dra. Mitieli Seixas (UFSM) e Dra. Nastassja Pugliese (UFRJ) numa conversa mediada pela profa. Dra. Tessa Lacerda (USP), que compõe nossa diretoria, sobre as filósofas e o cânone filosófico.
Para ver:
A nossa enciclopédia audiovisual de Filosofia recebeu dois novos verbetes: "Cânone Filosófico”, feito pela profa. Dra. Janyne Sattler (UFSC) e “Mulheres na Filosofia”, pela professora Mnda. Fabiana Lessa (CEFET/RJ).
Tivemos duas rodas de conversa neste mês: uma delas foi sobre mulheres e saberes ancestrais, com a profa. Dra. Adilbênia Freire Machado (UFRRJ e a Ma. Ester Sales Matos (UFG), filósofas que atuam para além dos saberes convencionais. Numa conversa mediada pela profa. Dra. Adriana Delbó (UFG).
A segunda foi uma conversa entre as mulheres da diretoria da Anpof acerca das existências, vitórias, que, apesar dos percalços, fazem com que mulheres cheguem à pós graduação, sejam mães ou não. Com as professoras Tessa Moura Lacerda (USP), Francisca Galiléia Pereira da Silva (UFC), Georgia Cristina Amitrano (UFU), Adriana Delbó Lopes (UFG), Taís Silva Pereira (PPFEN-CEFET/RJ) e Ester Maria Dreher Heuser (Unioeste).
Além disso, divulgamos algumas comunicações gravadas nos encontros dos GT de Filosofia e Gênero e Mulheres na História da Filosofia, que aconteceram no XIX Encontro Anpof, em outubro de 2022, em Goiânia. Veja abaixo as comunicações.