Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
-
As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
-
Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
-
Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;
-
Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
-
Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
-
Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
-
Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
-
Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
O martelo filosófico de Max Stirner
Rodrigo Ornelas
Doutor em Filosofia e coordenador do GT Poética Pragmática (UFBA)
18/12/2024 • Coluna ANPOF
Em 19 de novembro de 1844, Engels escreveu para Marx (em Paris): “Você já deve ter ouvido falar do livro de Stirner, O único e sua propriedade. Wigand enviou-me as provas tipográficas, que levei para Colônia e deixei com Hess.(...) você o conhece, o Schmidt de Berlin”. Max Stirner era o pseudônimo (…)
Nos lemos, mas não nos citamos - A filosofia acadêmica em tempos do Novo Qualis
Fabrício Pizelli
Doutorando em Filosofia na UNESP
18/12/2024 • Coluna ANPOF
A filosofia brasileira, nos últimos anos, envolveu-se em uma dinâmica pragmática em favor de sua sobrevivência. A lógica de produção científica, que antes era uma característica predominante das ciências exatas e naturais, agora permeia a filosofia e as ciências humanas, consolidand (…)
O silêncio nos conduzirá à bancarrota
Álvaro de Souza Maiotti
Discente no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFABC); professor de Filosofia nas redes públicas estadual e municipal de educação na cidade de São Paulo.
12/12/2024 • Coluna ANPOF
Desde que ingressei na rede pública estadual de educação como professor em regime de contratação temporária, há 12 anos, convivo com o temor de que em algum momento não haverá espaço para a Filosofia na educação básica. Portanto, logo no início da carreira, (…)
Por que deixei de aplicar provas nas disciplinas de filosofia
Daniel Arruda Nascimento
Professor da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo
09/12/2024 • Coluna ANPOF
Aproximamo-nos mais uma vez do final do semestre letivo e nós professores precisamos, invariavelmente, por força do sistema disciplinar que ainda estrutura nossas universidades, atribuir notas aos estudantes que estiveram em nossa companhia nos cursos que lecionamos. Costuma ser esse um ponto crítico. Pior será se, como eu, o (…)
Radar Filosófico - Corpos-Fronteira e o Conto Maria: Um Diálogo Entre Mbembe e Conceição Evaristo
Adriano Negris
Doutor em Filosofia pela UERJ; Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Pâmela Bueno Costa
Doutoranda em Filosofia na UFRJ
05/12/2024 • Coluna ANPOF
O presente ensaio propõe uma leitura do conto Maria, que faz parte do livro Olhos D’água, de Conceição Evaristo, à luz das reflexões trazidas pelo filósofo Achille Mbembe, especialmente em suas obras Políticas da Inimizade e Brutalismo. Por meio da personagem Maria, analisamos as relaç& (…)
Racismo e capitalismo | Especial Novembro Negro
Maria Cristina Longo Dias
Professora do Departamento de Filosofia da UFES e coordenadora do GT de Raça, Gênero e Classe da Anpof
Isabela Aline Oliveira
Doutoranda em Filosofia na UFES e membra do GT de Raça, Gênero e Classe da Anpof
02/12/2024 • Coluna ANPOF
GT Raça, Gênero e Classe Dizer que novembro deve ser celebrado como o mês da consciência negra, mais do que uma simples proclamação, deve nos fazer refletir sobre a necessidade contínua de enfrentamento do racismo. Nessa data, celebramos a vida e a luta de Zumbi e rememoramos a existência de Pa (…)
A filosofia não vai à escola
Manoel Pereira Lima Junior
Professor da rede estadual do estado da Bahia; doutor em Filosofia pela UFBA; membro do GT Filosofia e Raça
26/11/2024 • Coluna ANPOF
A filosofia, como nos foi ensinada por décadas passou por várias escolas: “escola de pitagórica”, “escola platônica”, “escola aristotélica”, “escola estoica”, “escola epicurista”, “escola patrística” e a “escolástica” &ndash (…)
AFETO: A Resistência do Povo Negro | Especial Novembro Negro
Simone Borges dos Santos
Doutoranda em Filosofia na UFBA
22/11/2024 • Coluna ANPOF
GT Raça, Gênero e Classe Nesse novembro de 2024 celebramos no Brasil o Dia da Consciência Negra de maneira inédita. É a primeira vez que essa data é feriado em todo território nacional. Curiosamente, escrevo esse texto no referido dia. Não por coincidência, pois não acredito nela, mas, (…)
Sobre a relevância da consciência histórica acerca das "ÁFRICA´S" no fortalecimento da consciência negra | Especial Novembro Negro
Manuel Cochole Paulo Gomane
Doutorando em Filosofia UFBA e Professor Substituto no Instituto Federal Baiano
18/11/2024 • Coluna ANPOF
GT Filosofia e Raça Bénédicte Savoy (2021) afirma que há 40 anos a Europa já discutia a restituição de acervos museológicos coloniais à África. Os debates não chegaram a lugar algum. Foram esquecidos ou, melhor dizendo, foram recalcados com sucesso. Acredito que o maior tem (…)
Por que a interseccionalidade deveria interessar à filosofia? | Especial Novembro Negro
Rahfa Borges da Silva Vitorio
Mestranda em Filosofia na UFBA
15/11/2024 • Coluna ANPOF
GT Raça, Gênero e Classe Este texto, escrito em tempos de pandemia e de desesperança, agora recebe nova roupagem e sai do armário como uma resposta ao pensamento fascista vindo (não surpreendentemente) de alguns acadêmicos ditos de esquerda, que culpam o fantasma do identitarismo pela ascensão da direita. (…)