Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
-
As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
-
Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
-
Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;
-
Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
-
Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
-
Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
-
Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
-
Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
Sobre a tolerância utilitária: a dimensão negativa do suportar
Flávio Rocha de Deus
Mestrando em Filosofia (UFBA)
02/10/2023 • Coluna ANPOF
A noção de tolerância tem sido uma preocupação recorrente ao longo da história da filosofia. Não foram poucos os filósofos e filósofas de incontestável relevância que já exploraram as dimensões e implicações desse conceito. A título de exemplo, p (…)
Schopenhauer e o pessimismo anticoach
Alex Andrade
Mestrando em Filosofia (UFBA)
27/09/2023 • Coluna ANPOF
Em O mito de Sísifo, o filósofo Albert Camus afirma que julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida é responder à pergunta fundamental da filosofia e todas as outras questões surgem depois. Eu particularmente concordo com a posição de Camus e endossaria que, caso a resposta seja positiva, ainda h (…)
Suicídio: um debate urgente para a Filosofia e para o viver ético
Flávia Andrade Almeida
Psicóloga, mestre em Filosofia (PUC-SP) e doutoranda em Psicologia Clínica (USP)
25/09/2023 • Coluna ANPOF
Só existe um problema filosófico realmente sério: o suicídio. Julgar se a vida vale ou não vale a pena ser vivida é responder à pergunta fundamental da filosofia. O resto, se o mundo tem três dimensões, se o espírito tem nove ou doze categorias, vem depois [...] Se eu me pergunto por qu (…)
Filosofia DEF
Fábio Abreu dos Passos
Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPI, artista visual e uma pessoa com deficiência.
21/09/2023 • Coluna ANPOF
Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas em 2023, tendo como base os dados da Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022, apontam que existem no Brasil mais de 18,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que equivale a 8,9% da populaçã (…)
Emma Goldman e as forças de segurança "pública"
Mariana Lins Costa
Professora de Filosofia (UECE)
19/09/2023 • Coluna ANPOF
Porque é bem provável que mais importante do que levar a consciência de classe às fábricas, é levá-la aos quartéis “Quando você for convidado Pra subir no adro da Fundação Casa de Jorge Amado Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos Dando porrada na nuca (…)
Radar Filosófico: Mulheritude
12/09/2023 • Coluna ANPOF
Mulheritude é um conceito criado por mim, como proposta de resposta ao machismo e ao sexismo, necessária para o momento. Apesar das conquistas alcançadas pelos movimentos feministas do passado, continua ainda sendo pesado ser uma mulher nos dias atuais. Mas, para introduzir esse assunto, precisamos pontuar que há (…)
Fenomenologia: "uma sinfonia a muitas vozes"
Janilce Silva Praseres
Pós-doutoranda em Filosofia na Universidade da Beira Interior
Janessa Pagnussat
Doutoranda em Filosofia (UFSM) e professora de Filosofia (UFN)
12/09/2023 • Coluna ANPOF
A fenomenologia configura-se hoje como uma “sinfonia a muitas vozes”, como bem afirmou o Papa João Paulo II, em Roma, no dia 24 de Março de 2003, em um encontro com fenomenólogos do mundo todo, afirmando ainda que, a fenomenologia é sobretudo uma atitude de caridade intelectual para com o homem e o mundo. Considera (…)
A Face Oculta da Filosofia: Por uma Política de Declaração de Cor/Raça nos Programas de Pós-Graduação da Área
Fernando de Sá Moreira
Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense
05/09/2023 • Coluna ANPOF
Sem rodeios. Os programas de pós-graduação em filosofia deixam de declarar a cor/raça de 4 a cada 10 estudantes. Isso prejudica profundamente a implementação e o acompanhamento de políticas de combate ao racismo na área. O que está em jogo é o cultivo de uma ignorância na filosof (…)
Uma lição axiológica da democracia deliberativa
Manuel Cochole Paulo Gomane
Doutorando em Filosofia UFBA e Professor Substituto no Instituto Federal Baiano
04/09/2023 • Coluna ANPOF
O presente texto pretende de forma introdutória analisar três questões no campo da Democracia Deliberativa, a saber: (i) democracia como espaço de escolhas que produzem um viver harmonioso dentro da diversidade – felicidade; (ii) o contrato cultural como símbolo de tolerância política- o que devemos mo (…)
Godard, Sampedro, Dom Pedro II e o sonho de um homem ridículo: perspectivas sobre o suicídio
Juliomar Marques Silva
Doutor em Filosofia, UFBA
31/08/2023 • Coluna ANPOF
Para Kayk, meu amigo e psicólogo. Escrevo este texto para discutir um tema bastante polêmico e necessário, a saber, a questão do suicídio. Pretendo apresentar algumas perspectivas sobre este fenômeno muito peculiar praticado pela espécie humana. A pergunta central é por que alguém cometeria (…)