Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


É possível uma filosofia brasileira?

Marcos Antônio Alves

Professor de Filosofia (UNESP)

28/08/2023 • Coluna ANPOF

Algo vem mudando na comunidade filosófica nacional. A tradição de pesquisa baseada em análises hermenêuticas e de comentários de grandes nomes da história da filosofia, embora ainda permaneça dominante e seja de grande valia e relevância, vem abrindo espaço para o surgimento, no Brasil, (…)

O estatuto da morte violenta no Brasil

Adeir Ferreira Alves

Doutorando em Metafísica (UnB)

21/08/2023 • Coluna ANPOF

A “atípica” violência no Guarujá/SP que ceifou a vida de um policial militar e cerca de 16 outras pessoas em julho e agosto de 2023 nos provoca reflexões acerca da morte violenta no Brasil. Ela nos faz lembrar dos dispositivos de racialidade (racismo, branquitude, desigualdades). Ainda está em curso em dif (…)

A realidade apofênica do Brasil

Vicente Thiago Freire Brazil

Prof. da UECE

14/08/2023 • Coluna ANPOF

A•PO•FE•NI•A. S.f. Fenômeno psicológico associativo que conecta dados aleatórios da realidade. Esteve em curso no Brasil um processo de apofenização epistêmica, ou seja, uma tentativa de construção programática de caos social, cuja força encontrava-se na produ&cced (…)

Sobre gerações acadêmicas e o assédio moral

Carlos Carvalhar

Doutor em Filosofia (UFBA)

10/08/2023 • Coluna ANPOF

Ao tentar melhor compreender os perfis das pessoas que hoje estão nas universidades, percebi que temos três grandes gerações acadêmicas. Cada uma dessas gerações tem características próprias, pois coexistiram na universidade na mesma época e apresentam similaridades seja em relaç& (…)

Radar Filosófico - Gilda de Mello e Souza e a filosofia autoral no Brasil

Silvana Souza Ramos

Professora (USP)

08/08/2023 • Coluna ANPOF

Gilda de Mello e Souza foi aluna da missão francesa: estudou com Maugüé, Lévi-Strauss, e Roger Bastide. É importante dizer, contudo, que essa missão inaugural não significou a determinação da prática da historiografia filosófica segundo os moldes do método estrutural de lei (…)

A odisseia do Moisés acorrentado

Adriano Bittencourt

Doutorando em Filosofia (UFC)

06/08/2023 • Coluna ANPOF

A inteligência artificial tem trazido algumas reflexões sérias de intelectuais de diversas  áreas do conhecimento, em particular, no que concerne ao que devemos "permitir" aos robôs  fazerem por nós. Entre as várias discussões que se apresentam nesse debate, chamarei atenç&a (…)

Panorama do NEM nos IFs

Gedeli Ferazzo

Profa. Ma. (IFRO)

Gabriel Kafure da Rocha

Prof. Dr. (IFSertãoPE)

02/08/2023 • Coluna ANPOF

No atual estágio de desenvolvimento do capital, as forças econômicas impõem os princípios do mercado como referencial obrigatório para todas as dimensões da vida social, resultando no esfacelamento da formação humana e, consequentemente, o embrutecimento do ser humano. No âmbito da educa (…)

Associação Brasileira de Ensino de Filosofia: breve histórico dos primeiros passos

01/08/2023 • Coluna ANPOF

Associação Brasileira de Ensino de Filosofia: breve histórico dos primeiros passos À pergunta que orienta as comemorações das quatro décadas de existência da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, a saber, Qual ANPOF queremos para os próximos 4 (…)

Por que, como e quem ou o que diz Sexismo?

Felipe G. A. Moreira

Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)

31/07/2023 • Coluna ANPOF

Outrora, “eu” — ou, mais exatamente, a persona filosófica, FGAM — defendeu que um critério razoável para a atribuição à x do predicado, “é sexista” (adiante, <Sexista>), é que x precisa mostrar comprometimento com uma tese: a que a essência das mulhere (…)

40 anos da Anpof - um balanço

Vinicius Berlendis de Figueiredo

Professor do Departamento de FIlosofia da UFPR e ex-presidente da Anpof

27/07/2023 • Coluna ANPOF

A ANPOF celebra quarenta anos, numa trajetória inseparável da pós-graduação em filosofia no Brasil. Primeiro, porque sua criação foi iniciativa de professores que circulavam pelos nove programas existentes em 1983 (cinco no Sudeste, três no Sul, um no Nordeste). Segundo, porque a ANPOF não ape (…)