Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
-
As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
-
Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
-
Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;
-
Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
-
Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
-
Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
-
Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
-
Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
Radar Filosófico: Perspectivas ecofeministas: interconexões, estruturas conceituais e consciência feminista ao movimento ecológico
Priscila Ladwig
Bacharel em Filosofia (UFRGS)
02/05/2023 • Coluna ANPOF
O ecofeminismo é uma vertente do movimento feminista que conecta a luta pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres com a defesa do meio ambiente e sua preservação. Enfatiza a interconexão entre vida, natureza e ambiente com a visão de mundo das mulheres e aborda a exploração da mulh (…)
Por que o Novo Ensino Médio é tão ruim?
Edgar de Brito Lyra Netto
Prof. Filosofia PUC-Rio
26/04/2023 • Coluna ANPOF
A começar pela sigla (NEM), o Novo Ensino Médio é uma sucessão de equívocos. As razões desse juízo estão expostas nos 10 tópicos a seguir: 1. O Ensino Médio anterior era de fato sofrível. Mas não exatamente por suas 13 “engessadas disciplinas”. Era ruim por (…)
Esquecer a filosofia
Prof. Dr. Waldomiro J. Silva Filho
UFBA, CNPq
24/04/2023 • Coluna ANPOF
“A verdadeira descoberta é que aquela que me torna capaz de deixar de filosofar quando eu quiser.” L. Wittgenstein, Big Typescript, § 92, p. 316e. 1§. Em algum momento de 2014 fui convidado por Angélia Teixeira para fazer uma palestra no Campo Psicanalítico de Salvador. Eu deveria apresentar o meu livro, l (…)
Achille Mbembe, Judith Butler e Slavoj Zizek: Um Punhal nas Costas do Pensamento
Murilo Seabra
Doutor em Filosofia (La Trobe University)
20/04/2023 • Coluna ANPOF
Achille Mbembe, Judith Butler e Slavoj Zizek, três filósofos que desfrutam hoje de enorme visibilidade internacional, pronunciaram-se em termos inequívocos sobre a Guerra da Ucrânia. “Na Ucrânia, vejo sobretudo o impulso colonial russo: um povo melhor armado e economicamente mais forte quer impor sua lei a outro cons (…)
Marcos Teixeira e os Paradoxos da Razão
Arthur de Moura Dantas
Graduando em Administração Pública (FGV)
Adeir Ferreira Alves
Doutorando em Metafísica (UnB)
17/04/2023 • Coluna ANPOF
Os escritos de Marcos Teixeira prometem transformar radicalmente a paisagem filosófica internacional. A sua intuição fundamental de que paradoxos não deveriam ser tratados apenas como objetos de análise, mas também como instrumentos de análise, é complexa, densa e intricada o suficiente para garanti (…)
Marc Thévenet: A Morte do Espanto
Arthur de Moura Dantas
Graduando em Administração Pública (FGV)
Bruno José Bezerra Ribeiro
Mestrando em Filosofia (UFPA)
13/04/2023 • Coluna ANPOF
Os escritos de Marc Thévenet prometem transformar radicalmente a paisagem filosófica internacional nos próximos anos. A sua forma peculiar de argumentação, que parte de intuições simples para chegar a conclusões audazes e espantosas, têm gerado crescentes controvérsias e ganhado cada ve (…)
Outros modos de se fazer filosofia
Juliana Aggio
Professora de Filosofia da UFBA
10/04/2023 • Coluna ANPOF
Texto publicado originalmente no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 30 de março de 2023 A pergunta que guia este breve ensaio é a seguinte: qual autoridade legitima certos modos de se fazer filosofia? Qual autoridade, mesmo que revestida de institucionalidade, poderia se arvorar o poder de julgar o que pode ou não ser considerado (…)
"Imperialismo": uma regimentação
Felipe G. A. Moreira
Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)
05/04/2023 • Coluna ANPOF
O termo, “imperialismo”, é recorrentemente adotado por um certo grupo de pessoas. Eu penso naquelas — feito um Rui Costa Pimenta, presidente do PCO — que são associados à “esquerda” ou mesma à uma espécie de “extremismo”. “Imperialismo”, por outro lado, n&atild (…)
A Estética, o Belo e as novas descobertas filosóficas
Jéssica de Farias Mesquita
Doutoranda (Filosofia/UFRGS)
03/04/2023 • Coluna ANPOF
O jornal britânico The Guardian publicou, no dia 29 de novembro de 2022, uma notícia sobre algumas transcrições de textos filosóficos que até então não haviam sido divulgados ao público. A notícia aponta que, recentemente, foram encontrados alguns manuscritos que contêm informa&cc (…)
Radar Filosófico - A lei do feminicídio e a invisibilidade de mulheres trans: uma discussão hermenêutica entre identidade de gênero e a teoria crítica dos direitos humanos
Raniella Ferreira Leal
Mestranda em Direito Processual (UFES)
Brunela Vieira de Vincenzi
Professora de Filosofia (UFES)
29/03/2023 • Coluna ANPOF
A violência contra mulheres é um problema presente em vários países, sendo motivada pela simples condição feminina. Essa situação tem gerado discussões sobre a criminalização do homicídio contra mulheres. No Brasil, este debate se materializou no reconhecimento do crime (…)