Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


A filosofia tem que ser mais do que homens brancos

Aline Matos da Rocha

Doutora em Filosofia (UnB)

15/12/2022 • Coluna ANPOF

"Philosophy has to be about more than white men. In: The Guardian, 2015" [1].  Texto de Minna Salami. Tradução para uso didático de Aline Matos da Rocha Por todo o país, estudantes têm “desmantelado a casa do senhor”. Eles/elas não estão esmagando os departamentos de seus co (…)

Autoria e A Política da Metafísica

Felipe G. A. Moreira

Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)

12/12/2022 • Coluna ANPOF

Recentemente, diversos filósofos brasileiros participaram da XXXIII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciência Humanas. Filosofia Autoral Brasileira foi o tema dessa jornada. Isso é uma indicação de que começa a ser estabelecida entre alguns de nós, filósofos brasileiros, uma convicção: (…)

Dedo no currículo e gritaria: um ensaio timidamente indecente sobre pânico civilizacional e educação

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

07/12/2022 • Coluna ANPOF

Texto publicado no dia 7/12/2022 no site do Le Monde Diplomatique Brasil em parceria com a coluna Anpof. Certa vez, Platão estava caminhando por Atenas num belo dia de primavera. Foi quando surgiu, como que do nada, um homem que gritava a plenos pulmões: “Os bárbaros estão chegando! Protejam-se!” Platão (…)

Algumas reflexões sobre o trabalho filosófico no Brasil

Suellen Lima

Mestra em Filosofia (UFPA)

27/11/2022 • Coluna ANPOF

Constantemente paira a dúvida sobre o que faz um filósofo ou uma filósofa, e mais ainda, se realmente é necessário haver filósofos e filósofas na sociedade. Afinal, o que fazem os filósofos? Não é uma perda de tempo dedicar-se somente a pensar? É realmente útil? Para que (…)

Delírios da alcova bolsonarista: breviário de uma fantasia sexual

Rodrigo Araújo

professor de Filosofia do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Doutor em filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

21/11/2022 • Coluna ANPOF

Há uma ideia em curso em alguns setores da sociedade brasileira de que é preciso reunir forças engendradas no interior da civilização para usurpar o direito à existência da própria civilização. Essa não é exatamente uma novidade no horizonte histórico e Freud detect (…)

Psicopatas Unidos do Capitalismo

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

14/11/2022 • Coluna ANPOF

“As sanções [impostas ao Irã pelos Estados Unidos] estão funcionando”, celebrou Rudolph Giuliani—uma das figuras de maior destaque na cena política americana contemporânea—em uma palestra dada em Nova York. “Vimos os sinais: homens e mulheres jovens dizendo ‘Deem-nos um pouco de (…)

Marx e sua prática criativa: o estilo literário em "Sobre o Suicídio"

Jordânia Araújo

Professora de Filosofia (IFBA) e doutoranda em Filosofia (UFBA); Integrante do GT Filosofia e Gênero

08/11/2022 • Coluna ANPOF

Marx publicou um artigo na revista Gesellschaftsspiegel , pouco conhecido, intitulado originalmente como Peuchet: sobre o suicídio. Este artigo traz à cena uma contribuição do filósofo revolucionário no que diz respeito à problemática do suicídio. O estilo literário desse ensaio &eacut (…)

Quando teremos nosso luto? Memória social como força de imaginação política

Pedro Pennycook

Mestrando Filosofia (UFPE)

01/11/2022 • Coluna ANPOF

Texto publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 26 de outubro de 2022. Após a retomada exponencial das atividades presenciais, também o interesse teórico para com a pandemia caiu com a mesma velocidade. Se vimos em 2020 brotarem as mais diversas tentativas de apreender criticamente o que se passava conosco, parece-nos (…)

Novos Materialismos Poéticos de um jeito "bem nosso"!

Leonardo Rangel

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal da Bahia; Membro do GT Poética Pragmática.

27/10/2022 • Coluna ANPOF

Por que, podemos perguntar, o sensível, não-linguístico, não poderia ser tomado de modo não empirista abstrato, mas como mediado em primeiro lugar pela prática, por uma significadora interação sensível com ele, envolvida assim por nossos propósitos, interesses, gostos, fantasias e capr (…)

Eleições 2022 e o desafio ontológico da esquerda

Laurenio Sombra

Professor Adjunto de Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

25/10/2022 • Coluna ANPOF

O quadro eleitoral brasileiro evoca, como de resto quase toda campanha política em democracias liberais, a díade direita-esquerda, com seus matizes: extrema-direita, , centro-direita, centro-esquerda, extrema-direita. Diante do avanço da extrema-direita no Brasil, por outro lado, avançou também o discurso de que j&aacut (…)