Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Para não afastar os devires | Especial Minicursos XX Anpof

Pablo Enrique Abraham Zunino

Professor de Filosofia (UFRB) pesquisador visitante (USP)

01/08/2024 • Coluna ANPOF

O devir pode ser imediatamente associado ao movimento, à temporalidade e de modo geral à passagem de um estado de coisas a outro, o que permite incluir nessa transformação a famosa Metamorfose de Franz Kafka, na qual o personagem Gregor Samsa devém inseto e inicia uma narrativa impressionante [1]. Para Gilles Deleuze, a (…)

O 'fim do fim' da filosofia em Alain Badiou | Especial Minicursos XX Anpof

Lucas Azevedo Maksud

Doutorando em Filosofia (UFMG)

29/07/2024 • Coluna ANPOF

Ao menos em O ser e o evento e no [primeiro] Manifesto pela filosofia [1], a argumentação de Badiou se dá em direção a uma defesa da existência da filosofia. Logo, a começar por eximir a filosofia de seu fim historicamente determinado, o materialismo de badiouano se caracteriza por romper com o diagnó (…)

Introdução à vida e à obra de Marco Aurélio | Especial Minicursos XX Anpof

Aldo Dinucci

Professor de Filosofia da UFES

23/07/2024 • Coluna ANPOF

O livro de Marco Aurélio pode ser identificado com o exercício estoico de exame de consciência que remonta pelo menos a Pitágoras, o qual recomendava aos seus alunos que, ao entrarem em suas casas, se indagassem sobre quais erros cometeram durante o dia e em quais ocasiões teriam agido adequadamente [1]. Também Pl (…)

Sobre a metafísica, ética e epistemologia dos vieses implícitos | Especial Minicursos XX Anpof

Felipe Nogueira de Carvalho

Professor (UFLA)

23/07/2024 • Coluna ANPOF

Uma série de estudos empíricos realizados principalmente nas últimas duas décadas mostram que a grande maioria das pessoas brancas testadas nesse paradigma possuem uma série de vieses raciais, que afetam, de forma muitas vezes inconsciente, sua capacidade de fazer bons julgamentos e suas percepções, compor (…)

Espectros e máquinas: onde encontrar a imortalidade? | Especial Minicursos XX Anpof

Hilan Bensusan

Professor do Departamento de Filosofia (UnB)

15/07/2024 • Coluna ANPOF

A intimidade da filosofia com a morte é uma das características que faz a primeira perigosa – e agrega mais perplexidade à segunda. A morte, porque parece com um fim, insinua algum parentesco com um destino – por isso quando se fala de preparar-se para a morte com sabedoria muitas vezes se escuta uma recomendaç&ati (…)

Redes sociais e a tentativa de subverter o olhar do outro

Débora Fátima Gregorini

Doutoranda em Filosofia pela UNIOESTE

10/07/2024 • Coluna ANPOF

Coexistir com os outros é parte inextrincável da condição humana, e, portanto, fora tema de reflexão para vários filósofos e pensadores. Dentre eles está Jean-Paul Sartre, e um de seus postulados mais interessantes acerca desse tema é a ideia de que outrem é o único que pode ace (…)

Violência religiosa

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

09/07/2024 • Coluna ANPOF

Texto publicado originalmente na Folha de São Paulo, no dia 7 de julho de 2024.   Os modos mais comuns de coerção são normalmente associados ao uso da força física. Uma arma apontada para a nossa face nos faz seguir uma ordem. Essa forma inquestionável de violência não pode oblit (…)

110 anos de José Nogueira Machado, SJ: Um Padre jesuíta do Cariri cearense, tradutor de Hegel

Francisco José da Silva

Professor Adjunto do curso de Filosofia (UFCA) e Coordenador da Licenciatura em Filosofia (UFCA)

26/06/2024 • Coluna ANPOF

Introdução A tradução da obra de Hegel é uma empreitada que exige um profundo conhecimento não apenas da língua alemã, mas acima de tudo de sua filosofia e dos debates filosófico-científicos de sua época. Dentre as principais obras do filósofo alemão, a Enciclop (…)

Humanização da terra: o Eco e o Caos

Douglas Felipe Gonçalves de Almeida

Mestrando pela UFU. Graduado em Filosofia e História pela PUC Minas.

25/06/2024 • Coluna ANPOF

Para os diplomatas e entusiastas, o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – seria para comemorar; não tanto para os racionalistas, pois a data é um alerta contundente. Já para os ecologistas e revolucionários, o Dia do Meio Ambiente é um marco em que a tenacidade das críticas e ações (…)

Associação de ideias, fake news e a filosofia como prevenção do problema

Kayk Oliveira Santos

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal da Bahia (PPGFIL - FAPESB)

21/06/2024 • Coluna ANPOF

Neste ensaio[1], proponho examinar as fake news, que são notícias construídas de maneira deliberadamente falsas, com o objetivo de causar impactos específicos (McIntyre, 2018, pgs. 105 – 109), como uma manifestação contemporânea da associação de ideias, fenômeno em que ideias que n (…)