Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Ética da libertação latino-americana

Alberto Vivar Flores

Professor de História e Filosofia na UFAL; membro do GT Ética e Cidadania.

02/09/2022 • Coluna ANPOF

Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof A Filosofia, no seu corpus philosophicus, compreende diversos tratados: Metafísica, Epistemologia, Lógica, enfim; e, entre eles, o tratado de Ética definido, em geral, como “o estudo da conduta ideal” (Will Durant); porém, ao redor da década de 1960, n (…)

Engenharia do saber: a continuação da guerra por outros meios

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

18/08/2022 • Coluna ANPOF

    Numa recente entrevista que não recebeu um milionésimo da atenção que merecia (por motivos que logo ficarão claros), o americano John Bolton, ex-embaixador da Organização das Nações Unidas, admitiu ter participado do planejamento de diversos golpes de estado—claro qu (…)

A Universidade brasileira sob ataque contínuo recebe apelo internacional à ONU

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

11/08/2022 • Coluna ANPOF

Mais um ataque a pesquisa e a universidade brasileira ocorreu nessa quarta-feira (06/07), quando a Comissão Mista de Orçamento aprovou o projeto de lei do Congresso Nacional (PLN 17/2022) que reduz os recursos destinados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Diante dessa nova situaç&atil (…)

Filosofia desenraizada: um vício de origem - Respostas às objeções de Miranda Barros        

Claudinei Luis Chitolina

Doutor em Filosofia pela Unicamp e professor de Filosofia da Unespar - PR.

02/08/2022 • Coluna ANPOF

Embora tivesse pretendido recolocar em questão o problema da (in)existência de filosofia no Brasil, não poderia supor que o pequeno ensaio pudesse provocar o pensamento e desafiar convicções de leitores, como, p. ex., de  Marcelo Vinicius Miranda Barros, a quem pretendo, a título de réplica, analisar e (…)

O Autor/Intelectual

Ygor Borba

Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (Faced-UFBA) e Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA)

28/07/2022 • Coluna ANPOF

Cada teoria assimilada, interpretada, reinventada e apropriada faz emergir dúvidas ou revela caminhos possíveis para pensarmos problemas que realmente nos tocam e, desta forma, assumindo postura de autor, enxergarmos nosso presente e a sociedade a nossa volta. Mas afinal, qual seria o papel do autor? O que fazer com nossas influências (…)

Sobre o conflito da normatividade moral

Mariana Rocha Bernardi

Doutoranda em Filosofia pela UCS

19/07/2022 • Coluna ANPOF

A diferença basilar entre norma moral e norma jurídica, que reside no fato de que a segunda possui uma sanção externa atrelada ao seu descumprimento, enquanto a primeira não, é o que nos forneceria a indicação de que a norma jurídica, pela imposição de sanção, teri (…)

Sociedade de dois pesos e duas medidas

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

14/07/2022 • Coluna ANPOF

Existe uma grande diferença entre como o judiciário deveria se portar e como ele de fato se porta. Ele deveria julgar os membros das classes alta e baixa com o mesmo rigor. No entanto, o fato é que ele julga os membros das classes altas com mais leniência e os membros das classes baixas com mais severidade. A mesma coisa po (…)

Filosofia enraizada, será?

Carlo Zarallo Valdés

Professor de Filosofia; Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

07/07/2022 • Coluna ANPOF

Pensamento, sabedoria, não pode ser tocado, não pode ser visto; mas pesa. Pesa e repousa sobre o solo estendido da terra. Do mesmo jeito que a vida nasce, e a morte volta para ela. Pesa tanto que cria raízes, se conecta e se torna múltiplo. Se move, transforma; a sabedoria pesa e nos exorta. Talvez seja melhor não v&eci (…)

Um ano sem Luiz Roberto Monzani (1946-2021)

Weiny César Freitas Pinto

Professor do Curso de Filosofia e do Curso de Pós-graduação em Psicologia da UFMS

06/07/2022 • Coluna ANPOF

Para Josette Monzani, com carinho e gratidão. [1]  O ano de 2021 foi particularmente duro para a comunidade filosófica brasileira, um período marcado por perdas severas: Roberto Machado, Roberto Romano, Arthur Giannotti, Luiz Roberto Monzani nos deixaram. Hoje se completa exatamente um ano que estamos sem Monzani e, no moment (…)

A política não cabe na urna

Mariana de Mattos Rubiano

Licenciada em Ciências Sociais e Filosofia. Mestre e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na New School for Social Research (NY). Pós-doutora em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

06/07/2022 • Coluna ANPOF

Este texto foi publicado em parceria com Le Monde Diplomatique Brasil Discutir sobre o cenário político brasileiro atual é angustiante e desafiador uma vez que envolve tantas questões em jogo e crises justapostas e entrelaçadas - política, social, econômica, sanitária - massacres, genocídio (…)