Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
-
As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
-
Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
-
Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;
-
Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
-
Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
-
Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
-
Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
-
Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
O contrato sócio-racial brasileiro (em memória de Charles W. Mills)
Manoel Pereira Lima Junior
Professor da rede estadual do estado da Bahia e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação da UFBA. Membro do GT Filosofia e Raça
12/05/2022 • Coluna ANPOF
Se o estado de natureza a partir do qual os contratualistas europeus fundaram a sociedade civil foi hipotético e fictício na Europa, no Brasil, eles tornaram esse estado hipotético algo factual. O contrato social luso-brasileiro tem um documento histórico que narra sob quais condições o contrato foi formalizado. (…)
O olhar distorcido: a filosofia brasileira segundo Murilo Seabra
João de Fernandes Teixeira
Professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos
05/05/2022 • Coluna ANPOF
No seu livro Oftalmopolítica o filósofo brasileiro Murilo Seabra (doutor pela LaTrobe University, AU) aborda questões que, atualmente, inquietam muitos professores e estudantes de filosofia no país. Por que não existe filosofia no Brasil se temos uma das maiores comunidades filosóficas do mundo? Será que a (…)
Michel Foucault e o Cuidado do Si
Ygor Borba
Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (Faced-UFBA) e Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA)
29/04/2022 • Coluna ANPOF
Foucault busca interpretar as relações do sujeito com os jogos de verdade [1] a partir do estudo da Ética do Cuidado de Si comum na Grécia e na Roma Antiga. Era necessário saber sobre os jogos de verdade que se consolidavam em práticas e exercícios que o indivíduo fazia sobre si mesmo, tendo c (…)
O que seria um método de leitura?
Murilo Seabra
Doutor em Filosofia (La Trobe University)
27/04/2022 • Coluna ANPOF
O que seria um método de leitura? Para mim, resta pouca dúvida de que o chamado “método estruturalista de leitura” não satisfaz as condições mínimas necessárias para ser adequadamente qualificado como um método. Não é que ele seja inteiramente destituído de va (…)
Meritocracia estética e a Semana de Arte Moderna de 1922
Érico Andrade
Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco
16/04/2022 • Coluna ANPOF
Coluna em parceria com Le Monde Diplomatique Brasil A perspectiva decolonial toca menos na obra em si mesma porque o seu foco consiste em sublinhar os vetores de poder que sustentam a disseminação e recepção de determinadas obras. A forte resistência às críticas à Semana de Arte Moderna&nb (…)
É preciso descolonizar o arquivo! Ensaio sobre uma educação filosófica engajada
Jéssica Erd Ribas
Doutoranda (Educação/UFSM) e integrante do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da Anpof
22/03/2022 • Coluna ANPOF
Nas últimas décadas a sociedade tem passado por significativas transformações. Com o assento da cultura do consumo digital e a proliferação do discurso consumista do projeto neoliberal de sociedade, não só os meios de comunicação e informação tem se alterado, como tamb&ea (…)
Breve introdução sobre David Hume e sua Crítica à Causalidade
Ygor Borba
Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (Faced-UFBA) e Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA)
17/03/2022 • Coluna ANPOF
O filósofo escocês David Hume (1711-1776) tornou-se célebre por sua crítica à causalidade, que encontra no Tratado da Natureza Humana (1689) sua primeira mas não menos sofisticada formulação. A história da filosofia recusa, porém, a unidade da obra. Um típico exemplo dessa recusa (…)
História da filosofia, cânone e Émilie du Châtelet: algumas considerações gerais e um caso particular
Mitieli Seixas da Silva
Professora do Departamento de Filosofia da UFSM
16/03/2022 • Coluna ANPOF
Poucas vezes a área de História da Filosofia percebeu mudanças tão drásticas e significativas como aquelas a que está sujeita nos últimos anos em nosso país. A mudança atual deve-se, especialmente, à atuação de filósofas e historiadoras da filosofia, que observaram (…)
Nós, os outros: sobre o fracasso na academia
Daniela Lima
Doutoranda em Filosofia (UFF/FAPERJ) e integrante do GT de Filosofia Francesa Contemporânea da Anpof
15/03/2022 • Coluna ANPOF
TUDO OU NADA “[...] cada um tem a sensação de que num único instante vai se decidir sua existência social e intelectual: tudo ou nada” [1], é dessa forma que Didier Eribon descreve, em sua biografia de Michel Foucault, o momento em que os candidatos a uma vaga na École Normale Supérieure se (…)
Mulheres nortistas e nordestinas na Filosofia no Brasil
Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto
Profa. Dra. Filosofia (UFAM)
14/03/2022 • Coluna ANPOF
-Por que a Filosofia é bem vinda ao norte e nordeste do Brasil? Nasci e cresci no norte do Brasil que à época sonhava com modelos econômicos desenvolvimentistas, brincávamos na rua sob os olhares dos nossos pais e ouvíamos vários epítetos em relação ao futuro da pátria-m (…)