Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
-
As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
-
Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
-
Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;
-
Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
-
Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
-
Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
-
Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
-
Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
O fim da esfera pública
Felipe Cardoso Silva
Doutorando (Filosofia/USP)
14/02/2022 • Coluna ANPOF
Em sua acepção típica, a esfera pública se caracteriza por três elementos: pelo uso público da razão, através do qual o assentimento é obtido por meio de argumentos; pela exposição livre do debate, na qual se confere visibilidade ao objeto em disputa e às posiç&otil (…)
Projeto de Vida: cloroquina para os males do Ensino Médio
Francisco José Dias de Moraes
Prof. Filosofia (UFRRJ)
Erick de Oliveira Santos Costa
Professor de Filosofia (SEEDUC/RJ)
Rodrigo Pinto de Brito
Prof. Filosofia (UFRRJ)
10/02/2022 • Coluna ANPOF
Francisco José Dias de Moraes (Professor associado do Departamento de filosofia da UFRRJ, coordenador do PPGFIL/UFRRJ e coordenador do núcleo de Filosofia e Belas artes do Programa Residência Pedagógica da UFRRJ) Rodrigo Pinto de Brito (Professor adjunto do Departamento de filosofia da UFRRJ e coordenador do curso de L (…)
Os argumentos de Antônio Risério
Douglas Lisboa S. de Jesus
Doutorando em Filosofia (UFBA)
08/02/2022 • Coluna ANPOF
Antônio Risério argumentou na Folha de São Paulo que o racismo praticado por negros é tão comum quanto o racismo antinegro, mas estaria sendo acobertado pela mídia. “Ninguém precisa ter poder para ser racista, e pretos já contam, sim, com instrumentos de poder para institucionalizar o seu racis (…)
A filosofia é uma atividade coletiva... e daí?
Alexandre Meyer Luz
Prof. Filosofia (UFSC)
31/01/2022 • Coluna ANPOF
O recente “O Mito do Individualismo Intelectual e a Prática Filosófica Atual”, publicado nesta coluna em 19/01/2022) fez o excelente trabalho de desafiar a suposição de que o trabalho filosófico é o resultado de um esforço primariamente individual. Claro, muitos dos produtos filosóficos (…)
Apologia de Pangloss ou sobre como banalizar a filosofia para fins motivacionais
Francisco José Dias de Moraes
Prof. UFRJ
21/01/2022 • Coluna ANPOF
Pense assim: sua felicidade depende apenas de uma decisão repentina sua, de um desejo e de uma coragem de mudar bruscamente o rumo de sua vida. Deixar uma profissão, um relacionamento ou um emprego desgastante e buscar algo novo que traga mais prazer e bem-estar. A pandemia, neste sentido, pode ter sido uma boa coisa, já que deu aque (…)
O Mito do Individualismo Intelectual e a Prática Filosófica Atual
Bruno Coelho
Doutorando em Filosofia, UFBA
Felipe Rocha L. Santos
Pós-Doutorando em Filosofia, UFBA
Frank Wyllys Cabral Lira
Licenciando em Filosofia, UFAM
Juliomar Marques Silva
Doutor em Filosofia, UFBA
Lucas Bispo
Mestrando em Filosofia, UFBA
Matheus Oliva da Costa
Professor de Filosofia, UERR
Simone de Souza
Graduanda em Farmácia, UNIFESP
19/01/2022 • Coluna ANPOF
Recentemente, o blog Open for Debate, da Universidade de Cardiff, publicou um texto de Jonathan Matheson intitulado “O mito do Individualismo Intelectual”. Nesse texto, o autor argumenta que não existe algo como uma vida intelectual totalmente individual, não se ao menos considerarmos que essa é uma vida na qual as ativid (…)
Bem-vinda ao século XXI, senhora Arendt
Prof. Dr. Waldomiro J. Silva Filho
UFBA, CNPq
20/12/2021 • Coluna ANPOF
Entre 1928 e 1940 Theodor W. Adorno e Walter Benjamin trocaram correspondência regularmente. Essa correspondência, além de ser um valioso documento para compreendermos a arquitetura do monumental Passagens de Benjamin e as motivações para o pensamento de Adorno, é uma testemunha potente das transformaç&otild (…)
Nota em defesa de Márcia Tiburi
Carla Rodrigues
Professora do Departamento de Filosofia da UFRJ e pesquisadora FaperjIntegrante do GT Filosofia e Gênero
Valéria Cristina L. Wilke
Professora de Filosofia (UNIRIO); Integrante do GT Filosofia e Gênero
Susana de Castro
Professora do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof.
Marília Pisani
UFABCIntegrante do GT Filosofia e Gênero
Izilda Johanson
Professora de Filosofia da Unifesp e coordenadora do GT de Filosofia e Gênero
Príscila Carvalho
Professora associada ao NEA/UFRJ
Tânia Kuhnen
Profa. UFOB
Maria de Lourdes Borges
UFSC
Sílvia Saes
UFBA
Carla Milani Damião
UFG
Janyne Sattler
Profa. UFSC, integrante do GT Filosofia e Gênero e do Projeto Uma Filósofa Por Mês
Cristiane Maria Marinho
UECE
Ilze Zirbel
CESUSC
Carmelita Brito de Freitas Felício
UFG
Maria José Pereira Rocha
PUCGO
Sandra Caponi
UFSC
17/12/2021 • Coluna ANPOF
Nossa sociedade machista e misógina facilmente ridiculariza a intelectual quando a mesma não reproduz o modelo da mulher submissa e dócil da sociedade patriarcal. O ataque nas redes sociais, sofrido pela filósofa e escritora Marcia Tiburi, é um exemplo típico de misoginia. Márcia fez uma postagem (…)
Desafiando a divisão internacional do trabalho intelectual: a revista moçambicana de filosofia O Curandeiro está aberta a contribuições brasileiras
Murilo Seabra
Doutor em Filosofia (La Trobe University)
09/12/2021 • Coluna ANPOF
Em seu recente livro Filosofia Jabuticaba: Colonialidade e Pensamento Autoritário no Brasil, João de Fernandes Teixeira não apenas faz um acerto de contas com a comunidade acadêmica brasileira de filosofia; ele também coloca o dedo – repetida e insistentemente – na sua maior ferida, a saber, o fato de que ela (…)
Goethe, a aposta fáustica e o diabo da modernidade
Yasmin T. Jucksch
Dnda. USP
09/12/2021 • Coluna ANPOF
“Maldita paciência”, diz Fausto no verso 1606 da obra homônima de Goethe. Nesse amaldiçoado momento, o cientista experimenta o estado de espírito ideal para medrar o pacto-aposta demoníaco, com sua ânsia e insaciabilidade características e sob o potente torpor niilista induzido pelos espíri (…)