Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
-
As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
-
Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
-
Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;
-
Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
-
Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
-
Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
-
Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
-
Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
Pensar além dos muros e do medo: Segurança-pública um desafio de todos nós
Sandro Cozza Sayão
Professor de Filosofia da UFPE
31/05/2021 • Coluna ANPOF
Talvez entre todas as coisas, o medo é quem mais tem a capacidade de realizar distorções. Através dele a realidade assume tons singulares, nos fazendo tomar distancia de quem nos é desconhecido e nos armamos contra tudo que é diferente de nós. Por ele, vetamos a possibilidade do encontro fortuito e a viabi (…)
O problema ético de "matar um ladrão" e a política brasileira
Matheus Oliva da Costa
Pós-doutorando em Filosofia (USP)
16/05/2021 • Coluna ANPOF
Matar ladrões é diferente de matar pessoas? Essa é uma pergunta que gerou um debate ético na China antiga. De um lado, os moístas defendiam que se tratava de algo distinto. Do outro lado, o confuciano filósofo Xun (Xunzi) argumentou que isso era uma falácia. No fundo, essa questão é sobre se (…)
A responsabilidade de sustentar uma democracia: sobre as razões para mantê-la e o custo diário deste esforço para o cidadão comum
Deivide Garcia da S. Oliveira
Professor de Filosofia da UFRB
06/05/2021 • Coluna ANPOF
Reza a lenda que quando as pessoas perguntaram para Benjamin Franklin que tipo de governo os EUA tinham, após a reunião que tomou esta decisão, ele respondeu “uma República, se vocês puderem mantê-la!”. Agora, o que está implícito nessa resposta? Brevemente, trata-se de uma celebra&cc (…)
CPF cancelado
Prof. Dr. Waldomiro J. Silva Filho
UFBA, CNPq
05/05/2021 • Coluna ANPOF
Na sua última entrevista, Clarice Lispector afirmou que, na sua obra, seu texto favorito, ao lado de “O ovo e a galinha”, era “Mineirinho”, de cinco arrebatadoras páginas, publicado na década de 1960. Clarice já declarara que não era refém de estilos e não é de se estranhar q (…)
Uma dose de credibilidade
Gilson Linhares
Doutorando em Filosofia na UFBA
29/04/2021 • Coluna ANPOF
Estamos vivendo nos últimos anos uma situação muito delicada e de completo caos nos meios informativos, sejam eles científicos ou a própria imprensa. Duas são as instituições sociais que sofrem ataques sobre seu testemunho atualmente, a saber, a ciência e a imprensa. Os ataques, com o advento (…)
Quando é Preciso Dizer o Óbvio: "Nem Pense em me Matar"
Vânia dos Santos Silva
Doutora em Estudos Clássicos (Universidade de Coimbra)
27/04/2021 • Coluna ANPOF
Dia 25 de março de 2021 foi um dia histórico para os movimentos feministas brasileiro. Mulheres de várias frentes de luta se uniriam para lançar a campanha “Nem pense em me matar, quem mata uma mulher mata a humanidade”.[i] A campanha que prevê duração de dois anos, pretende dar um basta ao femi (…)
A contradição humana e o negacionismo na necropolítica
Marcelo Vinicius Miranda Barros
Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF
20/04/2021 • Coluna ANPOF
Uma pessoa da minha família graduada em Farmácia-Bioquímica, por ser atuante há anos na área da saúde, teve que se vacinar contra a Covid-19. Ela era ainda militante em prol da vacina, com efeito, a sua reação foi a que menos esperava por ela mesma e por todos nós que a enxergamos como uma pe (…)
Estoicismo não é Autoajuda
Aldo Dinucci
Professor de Filosofia da UFES
Vilmar Prata
Doutorando em Filosofia pela UFS e Bolsista CAPES
16/04/2021 • Coluna ANPOF
Quem eram os estoicos na Antiguidade? Eis a pergunta que um aluno me fez recentemente. Pelo que ouvimos por aí nos dias atuais, podemos chegar a imaginá-los como atletas morais e físicos, preocupados em aumentar sua 'resiliência' ou em manter sua saúde mental, como se fossem os modernos coaches ou os famosos escr (…)
Rivalidades inflamadas pela ultradireita
Mariana Pimentel Fischer
Professora da UFPE
15/04/2021 • Coluna ANPOF
Em 2017, logo após a vitória de Trump nas eleições dos EUA, Nancy Fraser publicou um artigo intitulado “O fim do neoliberalismo progressista”. A filósofa mostrou que os governos de Bill Clinton e Barack Obama ajudaram a construir uma aliança peculiar: de um lado, setores hegemônicos de (…)
Sobre 1º de maio
Mariana Lins Costa
Professora de Filosofia (UECE)
14/04/2021 • Coluna ANPOF
Em 1º de maio de 1886, teve lugar a segunda greve geral nacional dos Estados Unidos, de proporções até então inauditas, já que apenas em Londres uma greve da mesma magnitude havia ocorrido 56 anos antes. A greve conseguiu reunir além dos trabalhadores, sindicalistas, socialistas e anarquistas, um sem-n&uacut (…)