Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Chaves e Platão: Paradoxo de ChurruMênon

17/12/2020 • Coluna ANPOF

Tiago de Oliveira Magalhães Em um de seus manuscritos, Wittgenstein afirmou que é possível escrever um livro de filosofia composto inteiramente de piadas. Concordo. O trabalho do filósofo, que exige boa dose de distanciamento dos modos corriqueiros de pensar, frequentemente parece requerer certo apreço por irrelev&ac (…)

Biden, Brasil, Ubuntu

15/12/2020 • Coluna ANPOF

Leonardo G. S. Videira Em seu discurso de reconhecimento da vitória eleitoral, no sábado em que a eleição foi dada como vencida (07/11), Joe Biden, disse “[...] eu prometo ser um presidente que busca não dividir, mas unificar; que não vê estados azuis ou vermelhos, mas apenas os Estados Unidos.&rdq (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Do contrato social ao contrato epistêmico-racial"

10/12/2020 • Coluna ANPOF

Manoel Pereira Lima Junior 1 Em filosofia, as teorias sobre o contrato social têm lugar de destaque ao se referirem às dimensões moral e política da vida humana. Mas, e se falássemos que o contrato social implica em um contrato epistêmico, isso causaria “espanto filosófico”? Provavelmente, sim (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Oyèrónké Oyewùmí: tecituras filosóficas comprometidas com a decolonialidade"

08/12/2020 • Coluna ANPOF

As tecelãs em um contínuo movimento de vai e vem produzidos por seus pés que sobem e descem sobre os pedais do tear, possuem o poder de (des)fazer, fiar e construir os mais diversos tipos de tecido. Invoco essa imagem no intuito de convidá-la(lo) a ler esse texto com outros ouvidos e a (des)enrolar e (inter)ligar os fios que t (…)

Internacionalização na pesquisa acadêmica ? Precisamos discutir que internacionalização queremos (1)

03/12/2020 • Coluna ANPOF

“Há 34 anos (2) atrás quando entrei no curso de filosofia da UFRJ, a primeira coisa que os colegas me falaram era que tinha que ler os filósofos na sua língua original. Como eu havia começado a estudar Immanuel Kant, o natural fosse que me matriculasse no curso de alemão. No mestrado, regularmente em encont (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "A galinha d'Angola interroga a coruja de minerva"

30/11/2020 • Coluna ANPOF

Luís Ferrara (1) Hoje o terreiro tá cheio! É melhor colocar mais água no feijão e dar uma boa refogada na galinha.... Põe bastante alho, que o tempero tem que ficar bom. O pessoal do samba já tá chegando, a cerveja tá no ponto, acende a vela e derrama a cachaça pro santo que eu n&at (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Estética e Filosofia da Arte Africana e a Legitimidade das Pesquisas em Teorias Africanas"

26/11/2020 • Coluna ANPOF

Naiara Paula Eugenio                             Ladimi Oke (à direita) observa seu pai Gbetu Asude (à esquerda), trabalhando em uma figura em latão. Ilé-Ifè, Nigéria, 1971. Foto de Babatunde Law (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "O que podemos aprender com os quilombos"

24/11/2020 • Coluna ANPOF

Aline Cristina Oliveira do Carmo e Daniel de Souza Quilombos não são comunidades de escravos fugidos. Insistir no termo “escravo” é permanecer na narrativa de negação de nossa humanidade, de nossa liberdade. Fanon ensina que o processo colonial desumaniza não apenas colonizados, mas também c (…)

O futuro é ancestral

23/11/2020 • Coluna ANPOF

Katiúscia Ribeiro, mestra e doutoranda em Filosofia Africana pela UFRJ.   "Se você esquecer, não é proibido voltar atrás e reconstruir” Provérbio africano   A filosofia da ancestralidade está na confluência do pensamento contemporâneo sobre humanidade. No (…)

A educação como recusa do servir: uma crítica à militarização das escolas

19/11/2020 • Coluna ANPOF

Willian Bento Barbosa. (Professor da SEED/PR - Doutorando em Filosofia pela UNIFES) Desde que o governo de Bolsonaro assumiu a presidência, junto ao elogio da ditadura, da censura e da tortura, do negacionismo científico e revisionismos da história, junto aos ataques às universidades, ele acenou à imposiç&atild (…)