Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
-
As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
-
Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
-
Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;
-
Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
-
Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
-
Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
-
Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
-
Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
Um projeto insepulto que ressuscita: sobre concepções de universidade e de filosofia
Adriano Correia
Professor da UFG e pesquisador do CNPq
29/10/2020 • Coluna ANPOF
Adriano Correia (UFG) Na mesa “A filosofia, as humanidades, o conhecimento e a universidade”, da qual participei como mediador no dia 21 de outubro de 2020, no Ciclo de Debates preparatório para o XIX Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, teci um comentário a partir de uma fala da Profa. Fernanda Sobral (Vice-presidente da (…)
Hegel: "Certamente você me vê"
27/10/2020 • Coluna ANPOF
Prof. Dr Maurício Vieira Martins - UFF Os biógrafos de Hegel relatam que em 1819, persuadido por seus alunos, ele resolve fazer um passeio de barco à meia noite, com um intento não usual: visitar um de seus seguidores, Leopold von Henning, preso pelas autoridades prussianas sob a acusação de dissidência. (…)
David Hume não foi cancelado e devemos tirar disso uma lição
Fernando de Sá Moreira
Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense
22/10/2020 • Coluna ANPOF
Em meados de setembro deste ano, a comunidade filosófica brasileira foi surpreendida com uma notícia que produziu nela a quase imediata necessidade de reagir. A tradicional e prestigiada Universidade de Edimburgo decidira retirar o nome do mais famoso dos filósofos escoceses, David Hume, de um de seus edifícios. A de (…)
A pós-política e a emergência ambiental
Jelson Oliveira
Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR
20/10/2020 • Coluna ANPOF
O Brasil tem sido o exemplo prático de uma teoria bastante difundida: de que o desafio político mais importante nos tempos atuais é a questão ambiental. Isso porque, se a política é a arte do bem comum, não há nada que o ameace tão profundamente do que a destruição dos ecossiste (…)
Em defesa da filosofia
Filipe Campello
Doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt, pós-doutorado pela New School for Social Research (Nova York). Professor de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco
15/10/2020 • Coluna ANPOF
Filipe Campello Na polêmica que se sucedeu ao entusiasmo de Caetano Veloso pelo filósofo italiano Domenico Losurdo, me surpreendeu a quase irrelevância da filosofia. Prepararam uma festa de aniversário, e só esqueceram de convidar a aniversariante. Mas nisso que se chamou de stalinismo odara, essa ausência &eacut (…)
As instituições importam, também para a filosofia brasileira
09/10/2020 • Coluna ANPOF
Tiago Medeiros Em momentos distintos do século passado, o slogan “instituições importam” foi pintado nas fachadas dos departamentos de economia, sociologia e história, sobretudo nos Estados Unidos e na França. Esse dizer revelava a coincidência de terem aquelas ciências percebido que suas ativ (…)
PAUTAS IDENTITÁRIAS, IGNORÂNCIA BRANCA E O DIABO MORA NOS DETALHES
06/10/2020 • Coluna ANPOF
Rogério Saucedo Corrêa 1 Em "A importância das questões identitárias", Érico Andrade responde ao texto "Irracionalismos identitários", de Rogério Severo. Este reclama que a discussão atual sobre questões identitárias incorre em duas bizarrices dec (…)
RAHEL JAEGGI E O FIM DA TEORIA CRÍTICA ALEMÃ
José Crisóstomo de Souza
Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Contemporânea da UFBA
01/10/2020 • Coluna ANPOF
José Crisóstomo de Souza GT Poética Pragmática O título quer evocar a narrativa de Engels, “Feurbach e o Fim da Filosofia Clássica Alemã”, onde a palavra Ausgang, fim, pode ser também resultado ou saída. Nessa narrativa, Feuerbach representa uma ruptura incomp (…)
Para as novidades envelhecidas a respeito do pragmatismo - vamos dar à Wesen, ciao. Cassiano Terra Rodrigues
29/09/2020 • Coluna ANPOF
Cassiano Terra Rodrigues - Professor do IEFH-ITA Membro do Centro de Estudos de Pragmatismo – PUC-SP Não é de hoje que se defende que Nietzsche teria antecipado o pragmatismo antes dos pragmatistas estadunidenses. Ao menos no Brasil, Scarlett Marton há décadas defendeu o argumento (2006). Recentemente, ne (…)
Filósofos racistas
24/09/2020 • Coluna ANPOF
Douglas Lisboa Santos de Jesus Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA O verbo de 2020 é cancelar. Qualquer pessoa que não pertença a grupos historicamente marginalizados ou oprimidos e que faça ou fale algo que possa ser interpretado como uma ofensa a esses grupos, &ea (…)