Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
-
As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
-
Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
-
Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;
-
Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
-
Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
-
Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
-
Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
-
Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
Quando a cor importa: o racismo estrutural na esquerda Érico Andrade
26/05/2020 • Coluna ANPOF
Érico Andrade Para João Pedro Matos Pinto Os fascistas nunca esconderam o seu desejo pela punição da população negra. A famosa frase bandido bom é bandido morto tem endereço e cor. Esse texto não é para eles. Quem se coloca no lugar de julgar quem deve morrer e vive (…)
RAHEL JAEGGI E A RECONSTRUÇÃO PRAGMATISTA DA TEORIA CRÍTICA
21/05/2020 • Coluna ANPOF
José Crisóstomo de Souza 1 A Teoria Crítica, aqui apenas um outro nome para Escola de Frankfurt, sofreu uma verdadeira revolução com o desenvolvimento do pensamento de Jürgen Habermas. Inicialmente uma complementação de Marx por Freud, e um retorno a Hegel como dialética (…)
A "pandemia dos números" e a temporalidade na experiência do isolamento social
12/05/2020 • Coluna ANPOF
Carlos Diógenes Côrtes Tourinho Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF Na experiência do isolamento social, o caráter vertiginoso dos números da pandemia no Brasil e no mundo coloca-nos, continuamente, de um modo um tanto qu (…)
Dialética e política Em memória de Ruy Fausto
07/05/2020 • Coluna ANPOF
Rodnei Nascimento Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo. Autor de uma obra incontornável sobre o pensamento de Marx e o significado da dialética em geral, faleceu, no último dia primeiro de maio, o filósofo e professor Ruy Fausto, aos 85 anos de idade. Em plena ativi (…)
O cansaço da filosofia
07/05/2020 • Coluna ANPOF
Roan Costa Cordeiro 1 A impotência do discurso filosófico já foi denunciada tantas vezes que até nos cansamos. Mas, assim como a metafísica que se evola da Tabacaria, tal denúncia, na verdade, é uma consequência de estar mal disposto. Mais vale arrumar a mala. Na onda de out (…)
"Eu não sou racista" - O uso falacioso de estereótipos sobre racistas: observações a partir de um caso concreto
05/05/2020 • Coluna ANPOF
Fernando de Sá Moreira Professor Adjunto de Filosofia da Educação do Departamento de Fundamentos Pedagógicos (SFP/FEUFF) Universidade Federal Fluminense (UFF) No início de abril de 2020, o Ministro da Educação do Brasil, Abraham Weintraub, publicou um tuíte no qual u (…)
AS FALÁCIAS DO HOMO ECONOMICUS EM TEMPOS DE PANDEMIA (1)
02/05/2020 • Coluna ANPOF
Prof. Dr .Castor M.M. Bartolomé Ruiz Professor Titular do Programa de Pós-Graduação Filosofia Coordenador Cátedra Unesco-Unisinos de Direitos Humanos e violência, governo e governança Coordenador Grupo de Pesquisa CNPq Ética, biopolítica e alteridade Esta pandemia do (…)
Bolsonaro: um Desafio à Filosofia Política
28/04/2020 • Coluna ANPOF
Carlos Sávio G. Teixeira 1 A reflexão política é uma das práticas analíticas mais antigas que conhecemos. Nascida na Grécia antiga e exercida então como um ramo da Filosofia, veio a se desenvolver como ciência no século XX, tornando-se a mais jovem dentre as ci&ec (…)
Bolsonaro como Desafio à Filosofia Política
23/04/2020 • Coluna ANPOF
Carlos Sávio G. Teixeira 1 A reflexão política é uma das práticas analíticas mais antigas que conhecemos. Nascida na Grécia antiga e exercida então como um ramo da Filosofia, veio a se desenvolver como ciência no século XX, tornando-se a mais jovem dentre as ciências sociais. Desenvolveu-se, então, tendo como uma de suas princ (…)
Em tempos de pandemia - biopolítica, política internacional e fim da exceção humana.
20/04/2020 • Coluna ANPOF
Davi de Conti A pandemia provocada pela COVID-19 evidencia a importância do conceito de biopolítica para que se compreenda o modo como somos governados. O controle que ora se estabelece de modo evidente sobre a população tomada como corpo coletivo alude à característica central da noção de biopolítica. Não demora para que se obt (…)